
Foto: Divulgação/Secom
Brasília (DF) – Após a polêmica chegada dos 88 imigrantes brasileiros que estavam ilegalmente nos Estados Unidos, o deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) encaminhou uma queixa sobre os relatos de violência à Organização das Nações Unidas (ONU).
No documento, enviado nesta terça-feira (28), o parlamentar pontua que os comportamentos adotados pelos EUA ferem “os princípios fundamentais dos direitos humanos”.
“Muitos deles são forçados a retornar ao Brasil em aviões insalubres, com horas e horas de viagem algemados nas mãos e nos pés, sem a devida assistência, prejudicando a integridade física e psicológica”, disse o parlamentar.
O deputado ainda solicitou que a ONU tome as medidas necessárias e investigue a conduta do país norte-americano no tratamento aos imigrantes brasileiros.
Os relatos dos deportados são de privação de comida e acesso ao banheiro, além dos problemas da aeronave que prejudicaram o ar-condicionado.
Leia documento enviado na íntegra:
Retorno forçado
No último domingo (26), brasileiros desembarcaram abruptamente no aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus, após problemas na aeronave norte-americana. O destino final do desembarque seria Belo Horizonte, em Minas Gerais.
As imagens dos imigrantes algemados pelos pés e mãos chocaram as autoridades brasileiras, que solicitaram imediatamente a retirada das algemas.
O procedimento é considerado “normal” para o país norte-americano e é realizado desde 1980. As algemas são usadas para proteger quem está sob custódia e os agentes de segurança durante o voo.
A ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, confirmou à imprensa que o governo federal estabelecerá no aeroporto de Confins, em MG, um posto de acolhimento humanitário, visto que já existe uma previsão para novos voos.
“Queremos garantir que famílias não venham separadas e que as pessoas tenham condições de água, comida e temperatura”, disse Evaristo.
Segundo o governo federal, a previsão é que o Brasil receba entre 12 e 14 voos de deportados dos Estados Unidos.
LEIA MAIS
- Regiões brasileiras têm diferentes desafios na acolhida a imigrantes
- Brasileiros deportados dos EUA relatam agressões em voo
- Mais de trinta voos de deportados dos EUA com brasileiros foram no governo Biden, diz site
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.