Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Cenário

Deputados acionam Comissão de Ética contra Joana Darc

Joana Darc acusou o deputado Roberto Cidade de traição ao governador Wilson Lima, além de afirmar que o processo de eleição da Mesa Diretora foi comprado

Deputados acionam Comissão de Ética contra Joana Darc

Foto: Danilo Mello / Aleam

Os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) vão acionar a Comissão de Ética da Casa para apurar acusações feitas pela deputada Joana Darc (PL) na sessão da última quinta-feira (3), quando ocorreu a polêmica eleição da Mesa Diretora, que elegeu Roberto Cidade (PV) como novo presidente da Casa.

Leia mais: Após PEC surpresa e ‘golpe’, Roberto Cidade é eleito novo presidente da Aleam

Na sessão passada, Joana Darc e mais alguns outros parlamentares foram contra a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que antecipou a eleição da Casa para o mesmo dia. Segundo a parlamentar, ela não foi consultada e nem informada sobre a existência da PEC.

Leia mais: Roberto Cidade ignora decisão da Justiça e diz que ‘será uma honra’ ser presidente da Aleam

Essa situação foi motivo de discussão na tribuna da Aleam e acusações feitas pelas deputadas Joana Darc e Alessandra Campêlo (MDB). Ambas acusaram o deputado Roberto Cidade de traição ao governador Wilson Lima, além de afirmarem que o processo de eleição foi um “golpe” dos demais deputados.

Nesta quarta-feira, quando ocorre a primeira sessão da Aleam na semana, o assunto voltou a ser repercutido na Casa. Wilker Barreto (Podemos) defendeu a legalidade do processo de eleição da Mesa Diretora e cobrou provas de Joana Darc para as acusações feitas pela parlamentar.

“As falas da deputada Joana Darc precisam ser apuradas [o decoro]. Ou a deputada, que vai falar ainda no pequeno expediente, traga as provas que tinha em mãos no último dia 3. Não é só um pedido de retratação, mas a fala que maculou a moral dos colegas deputados saiu em rede nacional”, disse o deputado durante pronunciamento na Aleam.

“Irei provocar o Conselho de Ética, como presidente do Podemos, solicitar total apuração dos fatos. Esta Casa não pode ir para vala comum. Por isso, ainda hoje, apresentarei denúncia no Conselho de Ética, quem for podre que se quebre!”, afirmou.

Além dele, os deputados Delegado Péricles (PSL), Felipe Souza (Patriota), Therezinha Ruiz (PSDB), Fausto Júnior (PRTB) e Adjuto Afonso (PDT), também repercutiram o assunto afirmando que se sentiram ofendidos e pedindo que a deputada Joana Darc se retrate. Os parlamentares também afirmaram que vão assinar o documento que será encaminhado à Comissão de Ética da Aleam.