Manaus, 6 de julho de 2026
×
Manaus, 6 de julho de 2026

Cenário

Deputados devem aprovar redução de 50% no IPVA às vésperas da eleição

Em 2022, os deputados foram responsáveis pelo aumento da alíquota do IPVA de forma progressiva até 2024.

silencio-da-aleam-frente-as-cr

(Foto: Danilo Mello/ Aleam)

Manaus (AM) – Menos de três anos após aumentar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Amazonas — medida que colocou o tributo como o mais caro do Brasil —, o governador Wilson Lima (União Brasil) anunciou, nesta segunda-feira (15/9), a redução de 50% no valor do imposto a partir de 2026.

O PL que já na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) deve ser aprovado por ampla maioria, mas os descontos só são válidos a partir de 2026, coincidentemente ano eleitoral.

A decisão levanta questionamentos sobre o caráter eleitoreiro da medida.

Isso porque 2026 será ano de eleições gerais, quando deputados estaduais buscarão reeleição ou disputarão cargos federais. O próprio Wilson Lima é apontado como pretenso candidato ao Senado e tenta pavimentar sua imagem junto ao eleitorado com a promessa de aliviar o bolso dos contribuintes.

O deputado Adjuto Afonso (União Brasil) ressaltou que a redução de impostos terá impacto direto na população, destacando os benefícios do pacote, que inclui ainda o Refis 2025, mecanismo que facilita a regularização de dívidas de pessoas físicas e jurídicas.

Articulador

O movimento também expõe a contradição política do presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB).

Em dezembro de 2022, ele já comandava a Casa e foi o responsável por conduzir a votação que aumentou a alíquota do IPVA de forma progressiva até 2024.

Agora, em 2025, o mesmo parlamentar liderou uma comitiva de deputados à sede do governo para prestigiar o anúncio do aliado Wilson Lima sobre a redução de 50% do imposto.

Após o anúncio, Cidade declarou que o momento representava um “trabalho conjunto entre o Executivo e o Legislativo”, prometendo tramitação célere da matéria nas comissões e no plenário.

O discurso, no entanto, contrasta com a postura adotada em 2022, quando o aumento foi colocado em votação sob seu comando e aprovado pela maioria dos deputados.

A mudança de narrativa deixa claro que tanto o governador quanto o presidente da Aleam utilizam o tema tributário de forma conveniente, ora aumentando a carga para recompor as contas do Estado, ora prometendo reduções em pleno calendário pré-eleitoral.

Outro ponto que chama atenção é a postura do deputado estadual Delegado Péricles (PL).

Em 2022, ele votou contra o aumento do IPVA, adotando um discurso firme contra o aumento da carga tributária.

Porém, nesta segunda-feira (15/9), o parlamentar comemorou a redução de 50%, classificando a medida como um “alívio significativo no orçamento dos amazonenses”.

De acordo com ele, a mudança atende a uma das principais bandeiras que sempre defendeu na Aleam.

A comemoração de Péricles, no entanto, também tem forte viés político. Filiado ao PL, partido comandado nacionalmente pelo ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, o deputado fez um claro afago ao governador Wilson Lima, que ensaia aproximação com a sigla visando as eleições de 2026.

Relembre como votaram os deputados em 2022

Votaram a favor do aumento:

  • Mayara Pinheiro
  • Dermilson Chagas
  • Ricardo Nicolau
  • Belarmino Lins
  • Augusto Ferraz
  • Saullo Vianna
  • Cabo Maciel Pereira
  • Josué Neto
  • Joana Darc Protetora Animais
  • João Luiz Almeida
  • Alessandra Campello
  • Sinésio Campos
  •  Doutor Francisco Gomes
  • Fausto Junior
  • Professora Therezinha Ruiz
  • Felipe Souza
  • Carlinhos Bessa
  • Álvaro Campello

Votaram contra o aumento:

  • Delegado Péricles Nascimento
  • Serafim Corrêa
  • Wilker Barreto

Ausentes:

  • Nejmi Aziz
  • Adjuto Afonso

Interesse eleitoral

A contradição é evidente: o mesmo governo que aprovou reajustes pesados no bolso dos amazonenses, tornando o IPVA o mais caro do país, agora promete um alívio de 50%, mas apenas a partir de 2026 — ano em que Wilson Lima e sua base aliada estarão em plena campanha.

O projeto de redução do IPVA começou a tramitar nesta terça-feira (16) na Assembleia Legislativa do Amazonas com a promessa de uma tramitação célere e a votação favorável da maioria dos parlamentares.

LEIA MAIS