Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Cenário

Deputados do Amazonas são condenados por fake news

A Justiça do Amazonas entendeu que os deputados federais Saullo Vianna e Sidney Leite disseminaram fake news contra o Governo do Estado.

Deputados do Amazonas são condenados por fake news

Manaus (AM) – Os deputados do Amazonas Sidney Leite (PSD) e Saullo Vianna (UB) enfrentam repercussões jurídicas por espalharem fake news sobre o Governo do Estado.

Sidney Leite foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) por publicar um vídeo nas redes sociais no qual acusava o governo estadual de estar envolvido com o crime organizado em Parintins.

O conteúdo distorceu informações oficiais sobre uma investigação relacionada a ocupações irregulares no bairro Pascoal Alaggio.

A Justiça determinou a remoção imediata do vídeo, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.

A sentença destacou que as acusações eram infundadas, e o vídeo só serviu para perpetuar desinformação.

Por outro lado, Saullo Vianna, atual secretário municipal da Mulher e Assistência Social de Manaus, foi condenado por espalhar informações falsas durante uma convenção do PSD, em agosto de 2024, em Parintins.

Em seu discurso, Vianna afirmou que o governo utilizou aeronaves para transportar políticos em vez de pacientes em estado crítico, uma acusação que o Estado do Amazonas refutou, alegando que a locação de aeronaves nunca aconteceu nos dias mencionados e que o transporte de pacientes sempre seguiu critérios médicos.

O TJAM determinou que Vianna pagasse R$ 10 mil de multa e se retratasse publicamente, o que ele ainda se recusa a fazer, argumentando que suas declarações eram parte de sua função de fiscalização e que continuará defendendo suas alegações.

Saullo informou ao Portal AM1 que vai recorrer da decisão. Sidney não se pronunciou até a publicação desta matéria.+

A condenação de ambos reflete o crescente controle sobre a disseminação de desinformação no ambiente político e a busca por responsabilização de figuras públicas por declarações infundadas que possam comprometer a credibilidade de instituições governamentais.

LEIA MAIS: