
(Fotos: Divulgação/Aleam)
Manaus (AM) — A eleição que acontece em outubro não é um pleito que escolherá novos deputados estaduais, mas os parlamentares têm intensificado os seus trabalhos em apoio a diversos candidatos, tanto a vereadores, quanto ao cargo de prefeito de Manaus e do interior do estado. É o que mostra a movimentação dos políticos em suas agendas amplamente divulgadas em suas redes sociais e em outros meios de comunicação.
Dois deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) são candidatos ao cargo majoritário em Manaus, são eles: o presidente do Parlamento, Roberto Cidade (União Brasil) e Wilker Barreto (Mobiliza).
Além deles, o deputado Cabo Maciel (PL) é candidato à prefeitura de Itacoatiara e outros parlamentares estão ligados diretamente à campanha de outros candidatos ao cargo de prefeito em municípios do interior, como a deputada Mayara Pinheiro (Republicanos), que vem divulgando o seu apoio à eleição do seu pai, Adail Pinheiro (Republicanos); Mayra Dias (Avante) que apoia expressamente a eleição de Mateus Assayag (PSD), candidato do atual prefeito de Parintins, Bi Garcia, que é esposo da deputada.
Thiago Abrahim (União Brasil) tem apoiado e participado de eventos relacionados à campanha pela reeleição do seu pai, o atual prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim (Republicanos).
Outro deputado que está envolvido de forma direta na campanha de candidato a vereador na capital amazonense é Felipe Souza (PRD) que tem a sua filha candidata à reeleição este ano, a vereadora Thaysa Lippy, que é do mesmo partido do pai.
A deputada Joana Darc (União Brasil) tem também trabalhado amplamente pela eleição de um familiar, no caso o seu esposo, Aldenor Lima que é filiado ao mesmo partido de Darc.
Outra deputada que tem pessoas da sua família como candidato é a deputada Débora Menezes (PL). O pai dela, Coronel Menezes (Progressistas) é candidato a vice-prefeito na chapa do presidente da Aleam.
Débora pertence ao partido que tem o deputado federal, Capitão Alberto Neto como candidato à Prefeitura de Manaus e desde quando Menezes foi anunciado como vice de Cidade, ela não tem participado de eventos do PL que envolvem diretamente a candidatura de Alberto Neto.
Sinésio Campos (PT) é outro deputado que não afirma, mas não apoia o candidato da federação PT, PcdoB e PV, que é o ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT). O parlamentar é simpático e aliado ao grupo comandado pelo governador Wilson Lima (União Brasil), que tem como candidato Roberto Cidade (UB).
Outro deputado que está ligado à campanha de candidato à vereança é Carlinhos Bessa (PV) que tem apoiado publicamente o seu ex-chefe de gabinete, Saimom Bessa que, inclusive, tem o mesmo sobrenome do parlamentar.
Mário César Filho (União Brasil) que exerce pela primeira vez o cargo de deputado estadual tem demonstrado apoio público ao comandante do Parlamento Estadual e também já expressou seu apoio ao ex-deputado estadual Álvaro Campelo (PP) que concorrerá a umas das 41 cadeiras na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Rozenha do PMB, que também ocupa pela primeira vez uma das 24 vagas na Aleam é um dos que mais demonstra apoio público à candidatura de Cidade, compartilhando vídeos da campanha do candidato do UB em suas redes sociais.
O deputado que também é empresário apoia a candidatura de Sérgio Mazzini (PSD) para prefeito de Maués. Rozenha é apoiador ainda, da reeleição do vereador Ivo Neto, que pertence ao mesmo partido dele.
A participação direta dos parlamentares nas campanhas desses candidatos na disputa que se aproxima é a demonstração de que os atuais deputados buscam, desde agora, alianças fortes com mais chances de êxito para os seus projetos nas eleições gerais de 2026.
Atraso na divulgação de informações públicas
A reportagem do AM1 verificou que até a sexta-feira (23), os dados do mês de julho sobre os gastos com a Cota do Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap) ainda não estavam disponíveis no Portal da Transparência da Casa Legislativa, ou seja, há quase um mês os dados estão desatualizados.
Outra informação que estava desatualizada até o dia 21 de agosto pela manhã era a publicação do Diário Oficial do Legislativo, que constava apenas a edição do dia 31 de julho. Foram inseridas num mesmo dia no sistema, as edições dos dias 2, 12, 14, 16, 19 e 21 deste mês.
A falta de atualização das informações fere o que prevê a Lei de Acesso à Informação (LAI), ou a Lei n.º 12.527 de 2011, que regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas, por meio de um Portal da Transparência que contenha todos os dados relacionados aos atos da administração pública.
LEIA MAIS:
- Gestão de David Almeida elevou cobertura básica da Saúde para 89%
- Enquanto David mantém liderança na disputa eleitoral, Amom ‘desidrata’
- Amom trancou curso de direito e agora sonha em ser prefeito e jornalista
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.