
Já vão tarde!
Os 13 vereadores que Manaus rejeitou nas urnas já fizeram suas mudanças da Casa do povo. O caminhão de mudanças saiu lotado levando aqueles que os eleitores rejeitaram no dia 6 de outubro do ano passado. Que os 13 novos eleitos façam valer a pena cada voto de confiança da população manauara; do contrário, a conta é paga nas urnas.
Antes fosse 1º de abril
Se Manaus fosse um filme, com certeza não teria um final feliz. O ano mal começou e os eleitores já levaram a primeira pernada da maioria dos vereadores na Câmara Municipal de Manaus (CMM): a vitória de David Reis (Avante) na eleição para presidente da Casa. David já havia comandado a casa no biênio (2021-2022).
Vitória esmagadora da ‘velha política’
David Reis disputou a presidência contra Rodrigo Guedes (PP), que recebeu o apoio de apenas 5 vereadores. David foi escolhido por 35 vereadores; apenas um vereador votou em branco.
‘Fraqueza’
Coronel Rosses, que está no primeiro mandato, já começou o ano em cima do muro. Não quis se comprometer com nenhum dos dois candidatos à presidência e votou branco. Embora a decisão do vereador não pudesse mudar o rumo da eleição, a atitude é vista como um ato de fraqueza nos bastidores da política, já que o parlamentar é do PL, um partido que busca voz e vez e um lado.
Incoerência
Outro vereador do PL que chamou atenção na votação foi Raiff Matos, por escolher David Reis, candidato da base aliada do prefeito de Manaus. Raiff passou os dois últimos anos da legislatura passada sendo uma pedra no sapato do prefeito, votando com o grupo aliado do governador e derrubando pautas de interesse de David Almeida. Agora, com mais quatro anos na conta, o vereador vira casaca e volta ao banco dos governistas.
Não à sedução
Durante seu tempo de fala, Guedes leu um manifesto no qual afirmava que a eleição da presidência da CMM é um divisor de águas que já mostra como os vereadores se posicionarão durante os quatro anos de mandato. Nominalmente, o vereador agradeceu o apoio dos colegas Capitão Carpê (PL), Rodrigo Sá (PP), Sargento Salazar (PL) e Zé Ricardo (PT) e não se deixaram seduzir pelas inúmeras e robustas tentações pelo poder.
Sem vida fácil
Rodrigo Guedes prometeu uma fortíssima bancada independente para fiscalizar os atos do Executivo municipal e também do Legislativo. Na ocasião, Guedes disparou para o rival: “vossa excelência, presidente, não terá vida fácil”. Aproveitando o embalo, Guedes lembrou que a gestão anterior de David Reis (2021-2022) foi marcada por escândalos exibidos no noticiário nacional.
Submissão
Ainda em seu manifesto, o vereador deu o recado aos novatos que estariam contribuindo para uma Câmara Municipal submissa à prefeitura: “já irão fazer mais do mesmo?”. A mensagem foi um recado curto e grosso para os vereadores de primeiro mandato que prometeram mudanças ao eleitor, mas, no 1º dia do mandato, já estão seguindo a velha política.
Cancelamento
A Prefeitura de Manaus cancelou a coletiva de imprensa sobre o início das fiscalizações pelos radares de trânsito, conhecidos como “corujinhas”. Os radares vão monitorar o excesso de velocidade de condutores de veículos na avenida do Turismo, uma das mais movimentadas da capital e com vários registros de acidente de trânsito.
Leia mais no Portal Amazonas1
FALE CONOSCO
Isac Sharlon (editor-chefe)
(92) 99169-4681
Fale com o comercial
Rudson Peixoto (diretor-geral)
(92) 99425-5668
Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.
Clique no link https://l1nk.dev/adPJI
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.