Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cidades

Dois tombamentos são registrados durante forte chuva em Manaus

As ocorrências aconteceram na zona Norte da cidade. Já na zona Leste, um deslizamento foi registrado no bairro Armando Mendes.

Dois tombamentos são registrados durante forte chuva em Manaus

(Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

Manaus (AM) – Desde a madrugada desta terça-feira (7), uma forte chuva caiu sobre a capital do Amazonas e foram registradas três ocorrências em diferentes zonas da cidade.

Segundo a Defesa Civil Municipal, até as 8h30 de hoje, foram registradas duas ocorrências: na zona Norte, de risco de tombamento, sendo a primeira no bairro Santa Etelvina, e a segunda no bairro Cidade Nova; além de uma terceira, de deslizamento, no bairro Armando Mendes, zona Leste.

A Defesa civil do Estado, por sua vez, informou que Manaus acumulou precipitações acima de 30 mm nas últimas horas, sendo registradas no bairro Colônia Antônio Aleixo, 72,94 mm; Jorge Teixeira, 69,83 mm; Mauazinho, 61,44 mm; Igarapé do Mindu, 59 mm; bairro da União, 52,29 mm; Puraquequara, 39,39 mm; e Redenção: 34,44 mm.
Conforme registro dos pluviômetros automáticos no portal CEMADEN.

Em caso de emergência, a Defesa Civil recomenda que os cidadãos peçam ajuda pelos telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

Alívio

A chuva, novamente, trouxe “alívio” para os manauaras que encontravam dificuldades para respirar em meio à fumaça que encobria a cidade com intensidade há oito dias seguidos. A fumaça, de acordo com o governo do estado, é oriunda do estado vizinho, o Pará, onde foram detectados mais de 5 mil focos de incêndio no período de 26 de outubro e 3 de novembro, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Desde agosto, quando foi registrada a primeira nuvem de fumaça sobre a cidade, até 11h30 desta terça-feira (7), esta é a primeira vez que a qualidade do ar fica respirável, considerada “boa”, conforme o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva).

(Foto: Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva))

Mais chuvas

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), grande parte da Região Norte está com aviso meteorológico especial de nível amarelo (perigo potencial) para chuvas intensas até, pelo menos, a manhã desta quarta-feira (8).

Nesta terça, uma animação de imagens de satélite mostra nuvens carregadas (tons em vermelho) atuando sobre áreas da Região Norte do Brasil. Em Manaus, nas últimas 24h, até as 10h (hora de Brasília), choveu 42,8 milímetros (mm). Já em Presidente Figueiredo (a 126 quilômetros da capital), o acumulado foi de 48,4 mm.

O INMET destacou que “a combinação de calor com a alta umidade do ar e o padrão dos ventos em altos níveis da atmosfera potencializa a instabilidade”.

Chuvas para a Região Norte (Foto: Reprodução/INMET)

LEIA MAIS: