Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Economia

Beneficiários do auxílio emergencial têm dificuldades de acesso

Beneficiários denunciam que o app Caixa Tem vem apresentando instabilidade, deixando muitos usuários insatisfeitos e sem outras opções

Beneficiários do auxílio emergencial têm dificuldades de acesso

(Foto: Alexandre Neto/Photo Press/Folhapress)

Cerca de 45 milhões de brasileiros já se cadastraram para o recebimento do auxílio emergencial, segundo a Caixa Econômica Federal.

No entanto, muitas pessoas que têm direito ao benefício e já tiveram o cadastro aprovado estão tendo dificuldades para acessar a conta nesta quarta-feira, 22.

O aplicativo Caixa Tem, para o qual os beneficiários são encaminhados após a aprovação do cadastro tem apresentado instabilidade e com isso, os usuários ficam impossibilitados de fazer qualquer movimentação na poupança da Caixa.

Joice Oliveira, de 24 anos, já está há quatro dias tentando acessar a conta mas não consegue.

“Esse benefício de R$ 600, 00 vai ajudar muito a minha família, porque por conta do coronavírus a gente não pode trabalhar a gente também não pode ficar em casa sem nada, então é essencial para nós”, disse.

Em nota, a Caixa informou que diversos usuários que não têm direito ao Auxílio Emergencial estão acessando o App sem necessidade, gerando uma demanda adicional e causando instabilidade, mas não disse se o problema será solucionado.

O banco disse, ainda, que em um só dia o App registrou mais de 10 milhões de transações e mais de 24 milhões já receberam o pagamento da primeira parcela, num total de R$ 16 bilhões.

No Twitter, o auxílio emergencial e os problemas com o aplicativo se tornaram um dos assuntos mais comentados do dia. Entre memes e apelos, os usuários denunciam os erros do sistema.

Beneficiários do auxílio emergencial têm dificuldades para acessar conta

Beneficiários do auxílio emergencial têm dificuldades para acessar conta

 

Apple

Em entrevista ao programa Brasil Urgente, da Band, sobre as dificuldades apontadas por trabalhadores ao tentar acessar o aplicativo Caixa Tem, o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, culpou o “fabricante do iPhone”, a Apple, pelos problemas.

Leia também: Deputado convoca Onyx para esclarecer atrasos no auxílio emergencial 

Segundo Lorenzoni, os problemas de acesso estariam ocorrendo apenas com usuários de iPhone, devido à demora da Apple em homologar a última atualização da versão do aplicativo para iPhone.

“Se está tendo problema, o problema não é do governo, é do fabricante do iPhone”, disse o ministro.

No entanto, até usuários de aparelhos Android têm reportado os erros nos último dias.