De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a crise provocada pelo novo coronavírus vai acarretar uma queda histórica no volume de vendas do varejo, no Dia das Mães de 2020.
Em comparação com o ano passado, a entidade estima um encolhimento de 59,2% no faturamento real do setor na data, considerada o Natal do primeiro semestre pelo comércio e a segunda mais importante do calendário varejista brasileiro.
O presidente da CNC, José Roberto Tadros, explica por que a projeção de queda para o Dia das Mães por conta da pandemia ficou acima das perdas estimadas para a Páscoa (-31,6%)
“O Dia das Mães deste ano ocorrerá em meio ao fechamento de segmentos importantes para a venda de produtos voltados para a data, como: vestuário, lojas de eletrodomésticos, móveis e eletroeletrônicos. Já a Páscoa, tem como característica a venda de produtos típicos em segmentos considerados essenciais, como os supermercados, que permaneceram abertos desde o início do surto de Covid-19”.
O ramo de vestuário e calçados é o que apresenta a maior expectativa de retração durante o Dia das Mães (-74,6%), seguido das lojas especializadas na venda de móveis e eletrodomésticos (-66,8%) e o segmento de artigos de informática e comunicação (-62,5%).
Drive-thru
Para ajudar e incentivar as compras, o Manaus Plaza Shopping está realizando as entregas dos produtos por drive-thru, o cliente compra pela internet, e pode passar no estacionamento para retirar o produto.
O lojista abre um canal de venda direto com o cliente, que pode marcar o horário de retirada da mercadoria. Com isso, as entregas por delivery ficam menos sobrecarregadas. O horário de funcionamento será das 9h às 18h e o acesso ao estacionamento é tanto pela Djalma Batista quanto pelo Vieiralves.
Alternativas
Com a pandemia e o isolamento social, a população manauara está procurando outras alternativas para presentear as mães.
Entre as opções de presente, um item bastante procurando é a cesta de café da manhã.
A empresária Darlene Pires trabalha há dois anos nesse ramo e viu a procura aumentar este ano. No ano passado, Darlene entregou 67 cestas, e este ano, já tem encomendados 40.
“Este ano, em virtude desse problema da Covid-19, estou tendo muita procura antecipada, nos outros anos, as pessoas procuravam um dia antes, e até mesmo no Dia das Mães. Este ano, eu tenho visto que o pessoal tem procurado com antecedência para não poder ficar sem presentear a sua mãe. Ainda estou recebendo pedidos até sábado às 13h”, comentou Darlene.
A empresária explica que o seu trabalho de cestas é diferenciado, que as pessoas estão procurando dar algo bem mais significativo nessa data.
“As minhas cestas são diferenciadas, faço cestas especiais e personalizadas, tenho todo cuidado de personalizar conforme o tema desejado, o cliente faz a cesta comigo, me diz o que a mãe gosta, o cardápio e a cesta é pensada em quem vai ser presenteada. Quando a pessoa recebe, ela sabe que foi feita realmente pra ela”, disse Darlene.
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