Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Política

Eduardo Bolsonaro quer criar CPI das urnas eletrônicas

Deputado federal afirma que pedido se baseia em denúncias de invasão ao sistema em 2018

Eduardo Bolsonaro quer criar CPI das urnas eletrônicas

Foto: Sérgio Lima/Poder 360

Brasília/DF – O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) anunciou, no Twitter, nessa quarta-feira (4), que está preparando um requerimento para abrir a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das urnas eletrônicas

Eduardo Bolsonaro tem como base um relatório da Polícia Federal e as declarações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) admitindo ter ocorrido invasão no sistema em 2018.

“Estou preparando a peça para abrir a CPI das urnas eletrônicas com base nas graves denúncias embasadas no relatório da Polícia Federal [PF] em que através de documentos o próprio TSE admite que o sistema foi invadido pelo menos em 2018”, disse o parlamentar. 

Leia mais: Jair Bolsonaro confirma visita a Manaus no dia 18

O então secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), durante as eleições de 2018, Giuseppe Dutra Janino, encaminhou à PF no dia 7 de novembro do ano em questão um pedido para que ocorresse uma investigação de uma invasão aos sistemas digitais da corte.

A carta foi produzida a pedido da então presidente do TSE, Rosa Weber, a partir do recebimento de uma denúncia feita por um hacker ao portal de notícias “Techmundo”.