Manaus, 8 de maio de 2024
×
Manaus, 8 de maio de 2024

Cenário

Eleição da AAM acontece nesta quinta e deve dar vitória a prefeito aliado do governador

A disputa tem, até agora, apenas uma chapa inscrita, comandada pelo prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Souza

Eleição da AAM acontece nesta quinta e deve dar vitória a prefeito aliado do governador

Prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa (Foto: Reprodução/ Facebook)

MANAUS – A Associação Amazonense dos Municípios (AAM) deve escolher nesta quinta-feira (15) a nova direção da instituição para o biênio 2023/2024. A disputa tem, até agora, apenas uma chapa inscrita para o pleito, comandada pelo prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Souza (PSC), que é aliado do governador Wilson Lima (União Brasil).

O atual presidente da Associação é Jair Souto (MDB), que também é prefeito do município de Manaquiri, e não compõe o grupo de prefeitos do interior aliados ao governador.

A chapa encabeçada por Anderson tem por nome ‘Municípios Unidos, Estados Fortalecidos’ e foi homologada pela comissão eleitoral da AAM, de acordo com a resolução 01/2022. Apesar da eleição possuir apenas uma chapa, qualquer município filiado à Associação pode pedir impugnação durante a Assembleia.

Segundo informações de bastidores, o prefeito de Rio Preto deverá ser aclamado novo presidente da entidade, uma vez que há um acordo entre os chefes dos municípios do interior do estado, para a inscrição de apenas uma candidatura em torno de apoio a Wilson Lima.

Leia mais: Contrariando MP e TCE, prefeito de Rio Preto anuncia festa com shows nacionais e contrata blogueiras

Atualmente a direção da AAM é oposição ao Governo do Amazonas, tanto que nas últimas eleições, Jair apoiou o atual senador e então candidato ao Governo, Eduardo Braga (MDB), que, inclusive, é do mesmo partido de Souto.

O único candidato a concorrer às eleições tem afirmado que sua gestão deverá interceder por todos os prefeitos do Amazonas e buscar atender a todos, independente de que lado ficaram no pleito que reelegeu Lima, realizado em outubro deste ano.

Além disso, Anderson defende estreitar a relação com o governos estadual e federal. O candidato busca, ainda, integrar os prefeitos e captar recursos para o desenvolvimento municipal.

Presidência polêmica

Desde novembro de 2020, quando orquestrou uma eleição relâmpago para se manter na presidência da Associação, Jair se distanciou da maioria dos prefeitos do interior. Parte dos mandatários das cidades do interior considerou a ação como um golpe.

Na ocasião, ele se manteve no comando da entidade com o apoio de 16 prefeitos.

Leia mais: MDB de Braga emplaca Jair Souto na presidência da Associação dos Municípios

Por meio de nota divulgada no dia 18 de novembro, Jair garantiu que não seria candidato nestas eleições e que a disputa aconteceria nesta quinta, em obediência ao estatuto da entidade

Souto esteve à frente da instituição de 2009 a 2012 e de 2020 até agora.

Sobre a eleição

A eleição da nova diretoria da AAM será realizada às 14h no Hotel Confort, localizado na Avenida Mandi, 263, no Distrito Industrial.