Manaus, 23 de abril de 2024
×
Manaus, 23 de abril de 2024

Eleições 2018

Lula devolverá dinheiro de vaquinha virtual caso desista de candidatura

Lula devolverá dinheiro de vaquinha virtual caso desista de candidatura

(Foto: Reprodução/Internet)

O PT lançou na última quarta-feira, 6, uma vaquinha virtual para a campanha eleitoral do ex-presidente Lula, preso há dois meses em Curitiba (PR). A campanha arrecadou mais do que qualquer outro pré-candidato, R$ 86 mil até a manhã de quinta-feira, 7, em pouco mais de 24 horas, portanto. Mas, caso o ex-presidente desista de ser candidato terá que devolver os valores a cada um dos doadores.

Esta é a primeira vez que vaquinhas virtuais podem ser usadas em Eleições no Brasil. A arrecadação virtual segue uma resolução do TSE, a 23.553. As regras eleitorais estabelecem, entre outras coisas, que o dinheiro arrecadado só seja usado pelo candidato e durante a campanha (não pode ser usado na pré-campanha). As campanhas eleitorais só começam oficialmente em 15 de agosto, data limite para o registro de candidaturas. E é só a partir do registro, que os candidatos podem ter acesso ao dinheiro que vem sendo arrecadado desde 15 de maio por plataformas certificadas pelo TSE.

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Caso o ex-presidente Lula desista da candidatura e o PT tenha outro candidato, o novo candidato não pode, portanto, ‘herdar’ os valores arrecadados para a campanha de Lula. Os valores precisam ser devolvidos.

Cabe às plataformas fazer a devolução dos valores arrecadados para cada um dos doadores em caso de desistência. De acordo com um empresário de uma das plataformas certificadas pelo TSE, a devolução dos valores feitos via cartão de crédito é muito simples, basta que se faça um estorno de valores. Já para os doadores que pagaram em boleto, a devolução é mais complexa, pois a plataforma terá que localizar cada um dos doadores e estabelecer uma conta bancária para que seja feito um depósito.

 

*Com informações R7.com