Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cenário

Em Brasília, Wilson Lima inicia diálogo com ministros do governo Lula

Governador do Amazonas se encontrou com ministros e conversou sobre as demandas do estado

Em Brasília, Wilson Lima inicia diálogo com ministros do governo Lula

Wilson Lima durante posse do novo presidente do Consórcio Amazônia Legal (Foto: Diogo Perez/Secom)

BRASÍLIA – O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), cumpre agenda em Brasília nesta quarta-feira (04) e iniciou diálogo com o novo governo federal. O chefe do Executivo estadual participou da posse do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), como novo presidente do Consórcio da Amazônia Legal.

A cerimônia teve a presença de governadores da região e dos ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que também é ex-presidente do Consórcio e ex-governador do Amapá; e das Cidades, Jader Filho.

Leia mais: Wilson Lima anuncia novos titulares de duas secretarias, Cetam e PC-AM

Em seu discurso, o governador destacou sua preocupação com a proteção dos povos da floresta: “Esse é um espaço em que a gente discute a questão do desenvolvimento regional, naturalmente, entendendo as questões ambientais, que é uma prioridade na Amazônia como um todo, mas sobretudo do desenvolvimento que promova condições básicas de sobrevivência para nossa população, e disso não podemos abrir mão”, destacou Wilson Lima.

O governador também se encontrou com a ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil), e conversou sobre ideias para desenvolver o turismo para o Amazonas; além de dialogar sobre indicações do partido para alguns ministérios do novo governo.

Outra encontro que o governador do Amazonas teve foi com o novo ministro das Comunicações, Juscelino Filho. “Precisamos atuar em parceria para melhorar a conectividade, especialmente no interior do estado, e para fortalecer o turismo como matriz econômica, gerando emprego e renda para o nosso povo”, escreveu Wilson Lima, em publicação nas redes sociais.

Apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições 2022, o governador do Amazonas vem destacando, desde o resultado do segundo turno, que está aberto ao diálogo com o governo federal para garantir o desenvolvimento do estado do Amazonas.

Consórcio da Amazônia

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL) é formado pelos nove estados amazônicos: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Os nove estados representados no Consórcio Amazônia Legal ocupam 59% do território brasileiro, com uma população de mais de 29,3 milhões de pessoas.

A missão do Consórcio é acelerar o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal e ser referência global em articulação, estratégia e governança para transformar a Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável, até 2030.