Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cenário

Em propaganda, Seduc aparece servindo ‘banquete’ na merenda

Em propaganda, Seduc aparece servindo ‘banquete’ na merenda

Vídeo mostra merenda de boa qualidade e com variedade de opções (Foto: Reprodução/Internet)

Dois dias após o Amazonas1 publicar uma videorreportagem com pais de alunos e estudantes reclamando que a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) está servindo constantemente “ovo com farinha” na merenda escolar, a secretaria postou no dia 17 deste mês um vídeo institucional no perfil de suas redes sociais, no qual funcionários da pasta aparecem servindo um verdadeiro “banquete” aos alunos. O gasto médio mensal com merenda na Seduc é de R$ 8 milhões este ano, mas o valor global deve ultrapassar a R$ 100 milhões até dezembro.

Vídeo mostra merenda de boa qualidade e com variedade de opções (Reprodução/Internet)

Carne bovina, feijão, saladas variadas, frutas e  sucos estão entre os itens mostrados pela Seduc no vídeo que, também, foi compartilhado por servidores da pasta em grupos de WhatsApp. Na “propaganda”, o professor e doutor em Ciência de Alimentos, Fábio Lopes, aparece explicando sobre a importância da qualidade do alimento e da segurança alimentar do que é servido aos estudantes da rede pública estadual.

“As nossas nutricionistas avaliam (o cardápio aos alunos), sugerem e devolvem à empresa (fornecedora de merenda escolar da Seduc)”, diz Fábio Lopes. Em seguida, a nutricionista Priscila Oliveira comenta sobre o trabalho dos profissionais em alimentação dentro das escolas. “A alimentação, quando ocorre nas escolas, visa garantir a correta e adequada ingestão de nutrientes pelos alunos. A presença do nutricionista garante que esse alimento chegue adequadamente e sejam corretamente consumidos pelos alunos”, completa.

Veja o vídeo na íntegra

Efeito contrário

A tentativa de melhorar a imagem sobre a merenda escolar da Seduc nas redes sociais teve efeito contrário entre internautas e seguidores da página da Seduc, que se mostraram indignados com o conteúdo exibido nas imagens. Para eles, o vídeo foi uma tentativa de “mascarar” a realidade  vivenciada pelos estudantes, diariamente.

Principais comentários de internautas

 

Em outra publicação, um outro internauta ironiza:

E teve quem denunciasse a qualidade da merenda no interior: