Manaus, 21 de março de 2025
×
Manaus, 21 de março de 2025

Economia

Empreendedores aproveitam Carnaval para faturar e impulsionar seus negócios em Manaus

O Portal AM1 conversou com empreendedores que se mostraram satisfeitos com a época para ampliar a venda e a clientela em cada evento carnavalesco.

Empreendedores aproveitam Carnaval para faturar e impulsionar seus negócios em Manaus

Foto: Vanessa Goudim

Manaus (AM) – O Carnaval é aquele período de festa e muita folia, mas o momento vai além: é também uma grande oportunidade de empreendedores faturarem uma renda maior com a demanda cheia e agitada com as festas da época – ótimo incentivo para impulsionarem seus negócios.

São vários segmentos, bebidas, comidas, e adereços, muitos trabalhadores enxergam no feriado prolongado uma chance de lucrar mais.

No Sambódromo de Manaus, Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho, muitos comerciantes do setor de alimentos investiram em barracas na praça de alimentação para atender visitantes e foliões que foram apreciar os desfiles das escolas de samba da capital.

Nátila Pimentel, uma das proprietárias da Barraca da Diane que trabalha com comidas típicas da região, por exemplo, dobra a jornada de trabalho para participar dos eventos carnavalescos junto à família.

“Esse período de Carnaval, a gente trabalha muito mais que os dias normais, gera renda não só pra mim, mas pra toda nossa família. Nossa empresa é uma empresa familiar, no total, somos oito pessoas aqui, entre irmãs e sobrinhos. Desde o início dos eventos de Carnaval, já participamos de três blocos, aqui no Sambódromo estamos desde que iniciou na terça-feira, então já completamos cinco noites. E ainda queremos ir para mais três blocos”, declarou Pimentel.

empreendedores-aproveitam-carn

Nátila Pimentel / Diane Pimentel (Foto: Vanessa Goudim)

Diversidade de alimentação

Quem trabalha com alimentação sabe que a criatividade na hora de fazer a receita faz toda a diferença. E para os foliões que procuram por praticidade para comer, o Marquinhos da Esfirra garante que proporciona essa experiência há mais de vinte quatro anos em todos os carnavais da cidade.

“Eu agradeço a Deus, porque já são 24 anos trabalhando com esfirras, pizzas e batata frita. Nossos pratos são rápidos na hora de fazer, o que faz muita diferença na hora da venda. O brincante que vem aqui quer algo rápido e claro, que seja de boa qualidade, tudo que procuro ofertar”, afirmou Marquinhos.

Para trabalhar durante todo o período de festividade, Marquinhos põe uma meta a ser cumprida, para isso, ele conta com uma equipe de 20 funcionários, o que mostra que seu negócio gera emprego e renda.

“Nós temos uma meta, são 38 eventos que tempos que comparecer no total. Estamos desde o início de janeiro, iniciamos pela banda do DJ Evandro e já passamos por 22 blocos, e ainda vamos finalizar nossa passagem pelo Carnaboi, que aí fechamos com chave de ouro”, declarou Marquinhos, afirmando que é parintinense e que já está na capital amazonense há quarenta anos.

empreendedores-aproveitam-carn

(Marquinhos da Esfirra / Foto: Vanessa Goudim)

Valorização da culinária indígena

Escolher valorizar e trabalhar com a culinária indígena, como o tacacá, também pode ser uma ótima estratégia, afinal, é um prato que não se encontra em toda esquina da cidade. Além de valorizar a cultura amazônica, é um prato típico muito apreciado pelos manauaras.

“A minha esposa aprendeu a fazer um tacacá muito gostoso há dois anos, por isso, escolhemos trabalhar com o melhor e hoje é o que nos traz clientes. Há dois anos, estamos presentes no Carnaval, o nosso tacacá se tornou muito procurado, hoje, não tenho medo de dizer: nosso tacacá é o melhor de Manaus!”, relatou Jucleibone Pereira, proprietário da empresa familiar Tacacá Yuna tacacaria.

empreendedores-aproveitam-carn

(Jucleibone Pereira / Foto: Vanessa Goudim)

A empresa familiar participou de alguns eventos, porém, Pereira ressalta que não foi muito lucrativo. Mas a experiência no sambódromo está sendo positiva, a família pretende também fechar a temporada da folia com o evento do Carnaboi.

“Participei de duas bandas esse ano, nenhuma das duas foi boa, aqui no desfile das escolas já foi bom, os três dias que estamos aqui foi mais movimentado. E pra finalizar, vamos para o Carnaboi, que pra mim é a melhor festa para se trabalhar do Carnaval”, declarou Pereira.

Pequenos negócios conseguem transformar o Carnaval em uma temporada de bons resultados financeiros, aproveitando a festa não somente para se divertir, mas também para faturar e alavancar seus negócios.

 

LEIA MAIS: