Manaus, 24 de julho de 2024
×
Manaus, 24 de julho de 2024

Economia

Encontro discute políticas de Integração entre Brasil e Portugal

Encontro discute políticas de Integração entre Brasil e Portugal

(Foto: Reprodução)

A capital do Amazonas sedia o Segundo Encontro das Comunidades Luso-Brasileiras do Norte do Brasil. O evento faz parte das comemorações de 106 anos do Luso-Esporte Clube, além do evento, uma comitiva de diplomatas portugueses, liderada pelo secretário das comunidades portuguesas, José Luís Carneiro, e pelo embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Dias Cabral, visita Manaus.

Termos de cooperação são discutidos durante encontro. (Foto: Reprodução)

Pela manhã, na sede da Associação Comercial do Amazonas (ACA), foram discutidos termos de cooperação econômicos entre os representantes portugueses e empresários locais, entre eles, educacionais. O embaixador destacou a o programa de intercâmbio de estudantes brasileiros em pelo menos 30 universidades portuguesas.  A parcerias devem atender até 18 mil universitários, a novidade é o aproveitamento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para ingresso nas instituições de ensino portuguesas.

Ainda pela Manhã, sede do Governo do Estado, na Compensa, Zona Oeste, o secretário José Luís Carneiro, o cônsul de Portugal, empresário José Azevedo e o embaixador Jorge Dias tiveram uma reunião a portas fechadas com o governador do Amazonas, Amazonino Mendes. Eles discutiram termos de cooperação econômicas entre Portugal e o Amazonas, na mesma ocasião, o presidente da Empresa Amazonense de Turismo (Amazonastur), Orsine Junior, pediu aos representantes portugueses intermédio junto à companhia aérea TAP, no retorno do vôo comercial entre Manaus-Lisboa, suspenso desde 2016.