Manaus, 12 de maio de 2024
×
Manaus, 12 de maio de 2024

Política

“Encontro vai aproximar prefeitos de recursos do Governo Federal”, afirma Andreson Cavalcante

“Encontro vai aproximar prefeitos de recursos do Governo Federal”, afirma Andreson Cavalcante

Programas sociais como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, e projetos de infraestrutura urbana e saneamento básico serão temas de debates entre prefeitos durante o segundo Encontro Amazonense de Gestores, promovido pela Associação Amazonense de Municípios (AAM). O evento é aberto ao público e vai ocorrer nos dias 18 e 19 de outubro, a partir das 8h no Centro de Convenções Vasco Vasques, na Av. Constantino Nery, Flores.

Para Andreson Cavalcante (Pros), prefeito de Autazes e presidente da AAM, o encontro permitirá que os prefeitos possam tirar dúvidas sobre temas prioritários da administração pública dos municípios além de sentarem frente a frente com os representantes dos ministérios da Saúde, Educação, Cidades, Planejamento, Integração, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social e Receita Federal para apresentar a real situação das cidades da região.

“Muitos prefeitos ainda possuem dúvidas de como garantir recursos para enfrentar os problemas da cheia e da seca, por exemplo. Pra isso teremos uma palestra com técnicos do Ministério da Integração sobre como garantir recursos para emergências e desastres. Outra palestra de destaque é com o Ministério do Meio Ambiente de como garantir recursos para tratar os resíduos sólidos, um grande problema no interior”, explica Andreson Cavalcante.

Agenda

A Programação do primeiro dia do evento terá palestra de abertura com o Prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), e a participação do Governador Amazonino Mendes (PDT), e do presidente da Câmara de Manaus, Wilker Barreto (PHS). A partir das 14h serão realizadas palestras sobre os programas Bolsa Família, Criança Feliz e Brasil Carinhoso (Ministério do Desenvolvimento Social); sobre resíduos sólidos (Ministério do Meio Ambiente); recursos para saneamento básico de municípios com até 50 mil habitantes (FUNASA); como gerir a receita do município (Associação Amazonense de Municípios).

No segundo dia a programação começa às 9h com a palestra Obrigações Tributárias (Receita Federal); sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR – Ministério da Educação); SUS legal (Ministério da Saúde); Minha Casa Minha Vida (Ministério das Cidades); Transferências voluntárias (Ministério do Planejamento) e recursos para emergências (Ministério da Integração).

“A associação está empenhada em levar auxílio para que as prefeituras otimizem seu desempenho nas gestões municipais, principalmente em áreas importantes para o interior como a Saúde, Saneamento Básico e captação de recursos, que são ainda hoje grandes tabus. Após essa reunião o segundo passo é conseguir em Brasília com nossos deputados e senadores as emendas orçamentárias para o interior”, afirmou Andreson Cavalcante.

 

(*)Com informações da Assessoria de Comunicação