Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cidades

Amazonense nota mil no Enem pode solicitar auxílio acadêmico e moradia, diz UFAM

Curso escolhido por Rilary Manoela Coutinho só tem em Manaus, e a família da estudante nota mil no Enem não tem condições de custear despesas

Amazonense nota mil no Enem pode solicitar auxílio acadêmico e moradia, diz UFAM

Rilary Coutinho, nota mil no Enem teme perder vaga (Foto: Divulgação)

Nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Rilary Manoela Coutinho, 18 anos, moradora de Itapiranga (distante 340 quilômetros de Manaus), expressou receio de não poder cursar Engenharia Civil. A estudante teme que mesmo com uma boa colocação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), fique de fora do prazo de inscrição.

As dúvidas de Rilary quanto ao ingresso no curso de Engenharia Civil geraram uma nota de apoio da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A instituição federal parabenizou a jovem e explicou que a inscrição na universidade e totalmente on-line- e por isso, não há necessidade da jovem vir até a capital para se inscrever.

O curso procurado por Rilary só é ofertado pela Ufam, que tem o campus distante cinco horas de viagem de sua cidade. Viagens diárias à capital são impossíveis e fixar residência em Manaus também está fora da realidade da família da jovem. Durante a pandemia o irmão mais velho de Rilary precisou trancar o curso de Engenharia de Software pelos mesmos motivos que hoje assombram a estudante.

“Antes mesmo de saber as pontuações do Enem, já tinha conversado com a minha família e dito que iria continuar estudando para fazer os vestibulares que são das próprias universidades e tentar ingressar somente em julho. Não consigo agora, no início do ano, por questões logísticas mesmo, como moradia e meio de transporte, iniciar uma faculdade em Manaus”, disse Rilary.

Quanto ao fato da estudante ter que morar em Manaus para estudar, a Ufam informou que o Departamento de Assistência Estudantil (DAEST) possui editais de apoio à estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, ofertando auxílio acadêmico, auxílio moradia, auxílio residência universitária, auxílio inclusão digital”.

Leia a nota na íntegra

“Departamento de Assistência Estudantil da UFAM (DAEST) vem parabenizar aos/às amazonenses que foram aprovados nos processos seletivos de ingresso nas universidades públicas do país. Sentimo-nos muito felizes com o desempenho nota 1.000 na redação do ENEM dos jovens Rilary Manoela Coutinho e Luiz Henrique Nogueira, e em nome deles parabenizamos todos que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Vocês são o nosso futuro.

O DAEST aproveita esse momento para informar que as aulas dos calouros (semestre 2023/1) iniciarão em 24 de julho de 2023 e que nossa matrícula institucional é totalmente online, não havendo necessidade do(a) aprovado(a) se deslocar até Manaus para se tornar parte de nosso corpo discente.

Também divulgamos que o DAEST possui editais de apoio àqueles em vulnerabilidade socioeconômica, ofertando auxílio acadêmico, auxílio moradia, auxílio residência universitária, auxílio inclusão digital, auxílio creche, auxílio material acadêmico de alto custo e que o objetivo é garantir a permanência do(a) discente na universidade.

A UFAM possui 9 Restaurantes Universitários, ofertando refeição subsidiada à comunidade discente e gratuidade no café, almoço e jantar aos alunos que recebam nossos auxílios.

Temos compromisso com a ciência, educação e responsabilidade social.”

LEIA MAIS: