Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Cidades

Enfermeiros entregam cartas aos pais que perderam filhos

A intenção do programa de humanização, de uma maternidade de Manaus, é trazer um pouco de conforto para as famílias que tiveram perda gestacional

Enfermeiros entregam cartas aos pais que perderam filhos

A carta escrita à mão, por uma equipe de saúde de um hospital da capital a um casal que perdeu o filho recém-nascido no dia 30 de setembro, viralizou nas redes sociais. O gesto tem como intenção tornar o processo de perdas gestacionais mais leve e menos dolorosa para os pais. As cartas são entregues em todas as situações em que há morte infantil ou aborto, independentemente da idade da criança.

Essa iniciativa tem como objetivo implementar a assistência humanizada. Psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, além de técnicos de enfermagem integram a equipe que faz parte dessa iniciativa. A secretária de Atenção Especializada, Dayana Mejia de Sousa, explicou que a ideia é que o pai e a mãe tenham uma recordação e transformem o momento de dor em um momento de saudade e de alegria, e que aquilo não fique lembrado como uma ferida.

O carimbo dos pezinhos do bebê, a pulseira da maternidade junto com o texto de despedida, escrito pela equipe de enfermeiros do Instituto Dona Lindu, maternidade da rede pública na capital compõem a carta. A iniciativa integra o programa de Humanização, implementado na unidade recentemente.

 

(*) Com informações do G1 Amazonas