Manaus, 18 de abril de 2024
×
Manaus, 18 de abril de 2024

Esportes

Lituânia vence Campeonato Mundial de Carregamento de Esposas

O casal vencedor completou o percurso em 1 minuto e 6 segundos.

Lituânia vence Campeonato Mundial de Carregamento de Esposas

Foto: Reprodução/Vídeo

Um casal da Lituânia venceu o 24º Campeonato Mundial de Carregamento de Esposas, disputado na cidade de Sonkajarvi, na Finlândia, no último sábado (6).

Vytautas Kirkliauskas e sua esposa, Neringa Kirkliauskiene, venceram pelo segundo ano consecutivo. O prêmio é o equivalente ao peso da mulher em cervejas – as agências de notícias não informaram qual o peso da mulher vencedora .

Na competição, o homem precisa carregar a mulher nas costas e completar o mais rápido possível o percurso de 253,5 metros, que inclui até obstáculos como uma piscina com água até a cintura.

De acordo com a agência de notícias Reuters, o casal vencedor completou o percurso em 1 minuto e 6 segundos.

Eles bateram o ex-campeão Taisto Miettinen, também da Finlândia, e sua parceira Katja Kovanen, por uma diferença de apenas 0,1 segundo.

“Depois do segundo obstáculo, eu pensei que não conseguiria, mas é um ótimo resultado”, disse Kirkliauskas. “Minha esposa é a melhor”, afirmou o vencedor à agência de notícias AP.

Todos os anos, o campeonato atrai milhares de visitantes à cidade de apenas 4 mil habitantes na região central da Finlândia. As etapas preliminares aconteceram nos Estados Unidos, na Austrália, na Polônia e na Grã-Bretanha.

A competição

As regras estipulam que a mulher deve ter mais de 17 anos de idade e pesar pelo menos 49 kg. Apesar do nome do evento, os casais não precisam se casar, e os organizadores dizem que os participantes masculinos poderiam “roubar a esposa de um vizinho” se não tivessem uma companheira, informou a Reuters.

O evento é inspirado em uma lenda finlandesa, “Ronkainen the Robber”. No conto do século 19, uma gangue saqueia aldeias e rouba as mulheres. Diz-se que o comprimento da pista de obstáculos é a distância necessária para evitar ser atingido por perseguidores.

Embora o esporte tenha suas origens em uma lenda sombria, para os participantes, é apenas mais uma diversão, de acordo com a agência de notícias Reuters.

 

 

*Informações retiradas do G1