Manaus, 16 de maio de 2024
×
Manaus, 16 de maio de 2024

Política

‘Esse momento mostra união’, diz Josué sobre ação do Dia da Árvore

Ato político encabeçado pelo presidente da Assembleia Legislativa reuniu 14 dos 24 deputados estaduais no plantio de mudas, na manhã deste sábado, 21

‘Esse momento mostra união’, diz Josué sobre ação do Dia da Árvore

Foto oficial na ação de plantio de mudas, na Assembleia Legislativa (Foto: Carlos Bolívar/Amazonas1)

Num ato político tendo como pano de fundo o Dia da Árvore, que se comemora neste sábado, 21, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PSD), reuniu 14 dos 24 deputados numa ação de plantio de mudas, nesta manhã, no estacionamento da instituição. Os dez parlamentares ausentes enviaram representantes para a ação. Para Josué Neto, o evento demonstrou também união do Poder Legislativo.

Ao todo, 24 mudas de árvores foram plantadas no canteiro externo da casa legislativa, representando cada um dos parlamentares.

“Esse momento representa união, a gente sempre tem tentado reunir os 24 colegas deputados. Essa casa é forte por conta dessa união, e  quem sabe no futuro, possamos conseguir um ambiente que vá além das dependências da Assembleia, fazendo a união da classe política, e acabar com as brigas que prejudicam as ações governamentais”, disse Josué Neto.

O evento começou as 8h da manhã e, à medida que os deputados ou representantes chegavam, iam plantando suas respectivas mudas e, iam embora.

“Dia 21 de setembro, dia nacional da Árvore, data muito importante para que a gente possa demonstrar o nosso carinho pelo verde, em uma ação simples e simbólica, com o objetivo de conscientizar e ser didático para a população, com aquele sentimento de que se cada um fizer um pouquinho, conseguimos algo grande. Queremos com essa ação demonstrar a vontade de termos em Manaus uma cidade mais arborizada, com um clima melhor, quando reclamamos de calor”, completou Neto.

Ele também associou a iniciativa a um apelo contra as queimadas e desmatamento que o Estado vem sofrendo nos últimos dias. “Nos queremos dizer hoje que estamos atentos com os últimos acontecimentos com as queimadas que aconteceram na Amazônia, o governo brasileiro sofreu duras criticas da opinião internacional, esse gesto serve também para dizer que nós temos aqui um respeito pelo verde, pelas árvores e o ambiente”.

Para o deputado Roberto Cidade (PV), o ato representa muito, principalmente por ele ser do partido Verde. “Nesse momento que o Estado do Amazonas vive essas queimadas, principalmente no sul do Amazonas, afetando nossa floresta que é o pilar do nosso Estado. Acho que temos que incentivar  abraçar a causa.”

Os deputados Dra. Mayara (PP), Álvaro Campelo (PP), Adjuto Afonso (PDT), Belarmino Lins (PP), Dermilson Chagas (PP), Ricardo Nicolau (PSD), Serafim Corrêa (PSB), Augusto Ferraz (DEM) e Carlinhos Bessa (PV) não foram, mas enviaram representantes para a ação.