Manaus, 23 de junho de 2024
×
Manaus, 23 de junho de 2024

Cidades

Estudantes da rede estadual são selecionados para participar do Parlamento Jovem

Projeto é desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam)

Estudantes da rede estadual são selecionados para participar do Parlamento Jovem

Foto divulgação

Os estudantes Henrique Macêdo Pereira, da Escola Estadual Milburgues Bezerra de Araújo; Rosivane Bastos Ribeiro, da EE Ernesto Penafort; Taís da Silva Costa, da EE Antônio Maurity; e Juliana Bastos, da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Maria do Céu foram escolhidos para a edição 2022 do programa Parlamento Jovem. A iniciativa é realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e seleciona jovens estudantes para viverem a experiência de um deputado estadual, durante 10 dias.

Realizado desde 2008, o programa Parlamento Jovem é desenvolvido pela Escola do Legislativo, por meio da Gerência de Educação Cidadã. O projeto realiza visitas nas escolas públicas e promove palestras sobre cidadania, responsabilidades dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, importância do voto responsável e as consequências do voto.

Para a secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, a atividade estimula a vivência dos estudantes no processo democrático. “Esses dez dias serão marcantes na vida desses jovens. Não há dúvida que irão relembrar esses dias por muitos anos, e quem sabe a participação nesse projeto pode evidenciar outras habilidades no campo político”, explicou a secretária.

Após a exposição, os alunos participam da eleição dos estudantes que se candidatam ao cargo.

Leia mais Busca por paraquedista se intensifica em área de mata de Manaus

A estudante Rosivane Ribeiro, uma das estudantes escolhidas, explica que está ansiosa para vivenciar os dias de atividades no plenário. “Estou muito feliz e nervosa. De início não queria me candidatar à seleção, porém, com o apoio dos meus colegas, resolvi disputar a vaga e fui uma das escolhidas”, disse.

Eleições

As eleições servem para escolher os jovens parlamentares e suplentes que farão parte da edição 2022 do programa. Os candidatos são votados e eleitos pelos próprios colegas da escola.

Ainda devem ser escolhidos os representantes e os suplentes da Escola Estadual Marcantônio Villaça, EE Solon de Lucena, EE Francisco Chagas, EE Cecília Ferreira, EE Sant’ana e  Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Zilda Arns.

(*) Com informações assessoria