Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

Fapeam promove ‘Iniciação Científica: Oportunidades para jovens da graduação’

Esta é a segunda edição do webinar promovido pela Fapeam, a atividade integra as ações do Movimento Mulheres e Meninas na Ciência

Fapeam promove ‘Iniciação Científica: Oportunidades para jovens da graduação’

FOTO: Érico Xavier/Fapeam

Na sexta-feira (9), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), promoverá as 11h o webinar “Iniciação Científica: Oportunidades para jovens da graduação”, com a intenção de aproximar e compartilhar experiências sobre iniciação cientifica, bem como apresentar projetos desenvolvidos por pesquisadoras mulheres e bolsistas no âmbito do Programa de Apoio à Iniciação (Paic).

Esta é a segunda edição do webinar promovido pela Fapeam. A atividade integra as ações do Movimento Mulheres e Meninas na Ciência, adotado pela Fundação, cujo tema deste ano é “A cientista que sou saúda a cientista que mora em você”.

FOTO: Érico Xavier/Fapeam

A atividade será mediada pela pesquisadora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Patrícia Melchionna, com a participação da pesquisadora Jacqueline Sachett e da bolsista Alessandrina Doval, da Fundação Alfredo da Matta (Fuam); e da pesquisadora Rita Valéria Andreoli e da bolsista Mira Assenova, que realizam projeto no âmbito do Paic na UEA.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), as mulheres ainda têm pouca participação na ciência, representando menos de 30% dos pesquisadores no mundo. Diante disso, a atividade tem o objetivo de estimular uma maior participação de jovens em atividades de iniciação científica.

Paic – O programa é desenvolvido pela Fapeam com objetivo de apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.

Na graduação, a iniciação científica é um instrumento de formação que engaja o estudante na pesquisa, potencializando o olhar crítico sobre a realidade local e exercitando a articulação entre áreas de conhecimentos.

 

(*) Com informações Secom