MENU
Logo Amazonas Um

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

Feirantes reclamam de abandono na Panair: ‘secretário virou as costas para nós’

Além de enfrentar os problemas econômicos na compra e venda de seus produtos, os feirantes da Feira da Panair, zona Sul de Manaus, sofrem, ainda, com a falta de manutenção na estrutura do local
Juliana Siqueira – Portal AM1
• Publicado em 09 de setembro de 2021 – 13:38

Manaus, AM – Além de enfrentar os problemas econômicos na compra e venda de seus produtos, os feirantes da Feira da Panair, bairro Educandos, zona Sul de Manaus, também sofrem com a falta de manutenção na estrutura do local, que vem ficando precária a cada ano.

Nos últimos dias, a freguesia na Feira da Panair diminuiu consideravelmente em razão do surto de rabdomiólise, mais conhecida como ‘doença da urina preta’; ela também causa outras complicações no organismo. A infecção é causada por uma substância encontrada na carne de certos peixes, como tambaqui e pacu.

Sem clientes e sem manutenção no estabelecimento, as condições de trabalho são precárias. Segundo o feirante José da Costa, a Feira da Panair está abandonada, sem apoio do prefeito David Almeida e do secretário Renato Júnior, responsável pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc).

Leia mais: ‘Doença da urina preta’ derruba venda de peixes na Panair

“Essa estrutura da feira, para você ver como é que está aqui, olha […] pode filmar, pode olhar. Nós estamos aqui lutando para ter um apoio do prefeito, do secretário, há mais de três meses. Principalmente o secretário, que virou as costas para nós. Ele estava aqui todo dia, agora eu não vejo o secretário. De ponta a ponta, a feira está abandonada”, disse o feirante.

Feirante José da Costa, na Feira da Panair. Foto: Márcio Silva/Portal AM1

De acordo com o trabalhador, o local precisa de uma reforma completa. “Nós estamos querendo que, pelo menos, faça reforma dessa feira aqui para nós. Entregar toda reformada, telhado, cercar essa feira, luz, tirar esses azulejos velhos, botar um azulejo novo para nós, reforma dessas grades aqui. Está tudo acabado!”, afirmou.

Nas imagens registradas pelo fotojornalista do Portal Amazonas1, Márcio Silva, é possível ver que o teto da feira está envelhecido, cheio de poeira, falta de pintura nas paredes e corrimãos, ferrugem para todo lado, azulejos desgastados, bancadas quebradas, entre outros problemas.

Feira da Panair. Foto: Márcio Silva/Portal AM1
Feira da Panair. Foto: Márcio Silva/Portal AM1
Feira da Panair. Foto: Márcio Silva/Portal AM1
Feira da Panair. Foto: Márcio Silva/Portal AM1
Feira da Panair. Foto: Márcio Silva/Portal AM1
Feira da Panair. Foto: Márcio Silva/Portal AM1
Feira da Panair. Foto: Márcio Silva/Portal AM1
Feira da Panair. Foto: Márcio Silva/Portal AM1

Nelson Pereira da Silva, feirante que trabalha na Panair há mais de 40 anos, reclama da falta de apoio tanto da prefeitura quanto de outros Poderes e representantes públicos da capital, como vereadores e deputados.

“O prefeito nunca mais veio aqui. Eu concordo que ele está com nove meses de trabalho e não pode fazer tudo de uma vez, mas os vereadores e deputados que estão na tribuna poderiam ajudar nós também aqui na Panair. Não ajudaram a Manaus Moderna lá? Pois ajude nós também aqui na Panair. A gente precisa da ajuda deles, uma reforma digna, porque o Arthur mesmo… Ele não gosta de pobre!”, disse.

Feirante Nelson Pereira da Silva, na Feira da Panair. Foto: Márcio Silva/Portal AM1

Resposta

Em resposta ao Portal Amazonas1, a assessoria de comunicação da Semacc nega que o local esteja abandonado e afirmou que existe um projeto já sendo finalizado visando a reforma total da Feira da Panair. Segundo a secretaria, um engenheiro da pasta esteve no local coletando informações necessárias para a elaboração deste projeto de reforma.

Além disso, a nota da secretaria informa, ainda, que outras 24 feiras de Manaus também deverão receber serviços de reforma.

Leia a nota na íntegra

“A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (SEMACC) informa que tem conhecimento de todos os problemas da Feira da Panair. O departamento de engenharia desta secretaria já esteve no local fazendo um levantamento geral e está finalizando o projeto que vai reformar por completo, toda a estrutura da feira. Tão logo seja concluído, o projeto segue para licitação e posterior início das obras.

Na oportunidade, a Semacc esclarece que a reforma da Feira da Panair faz parte das 25 feiras e mercados de Manaus, que vão ser reformados por meio do programa econômico e social “Mais Manaus”, anunciado em junho passado pelo Prefeito David Almeida e que vai destinar R$ 35 milhões para o setor.

Além da reforma e modernização de 25 feiras e mercados em Manaus, o programa também prevê a construção de duas novas feiras fixas, a inauguração de duas novas feiras itinerantes, além de reforma das galerias populares e das feiras itinerantes que já existem na cidade”.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap