Manaus, 22 de agosto de 2026
×
Manaus, 22 de agosto de 2026

Cidades

Ferreira Pena é interditada nesta segunda para obras da Rua Gastronômica

As 17 árvores existentes na via serão preservadas. O projeto também prevê o enterramento das redes de energia elétrica e telecomunicações.

ferreira-pena-e-interditada-ne

Manaus (AM) – Motoristas que circulam pelo Centro de Manaus devem ficar atentos a uma alteração no trânsito a partir desta segunda-feira (24). A rua Ferreira Pena, no trecho entre as ruas 10 de Julho e Ramos Ferreira, será interditada para o início das obras da primeira “Rua Gastronômica” da cidade, projeto da Prefeitura de Manaus.

A interdição será necessária para a execução das obras de requalificação urbana. O trecho, com cerca de 190 metros de extensão e 3,8 mil metros quadrados, receberá uma plataforma única, novo pavimento com blocos de concreto intertravados, calçadas em pedra quartzito natural antiderrapante, mobiliário urbano, iluminação cênica e paisagismo.

As 17 árvores existentes na via serão preservadas. O projeto também prevê o enterramento das redes de energia elétrica e telecomunicações.

ferreira-pena-e-interditada-ne

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Antonio Peixoto, orienta os motoristas a se programarem para os impactos temporários provocados pela intervenção. Equipes e agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) estarão no local para orientar o trânsito e reforçar a sinalização.

“Sabemos que uma interdição provoca transtornos e pede um pouco mais de atenção e planejamento de quem precisa passar pela região. Por isso, estamos fazendo este aviso prévio aos motoristas. É uma intervenção necessária para que a Ferreira Pena possa ganhar uma nova configuração, mais segura, acessível e preparada para receber moradores, visitantes e os empreendedores da região. É um transtorno de curto prazo para entregar um benefício que será de todos e que vai transformar aquele trecho do Centro”, afirmou.

A Prefeitura de Manaus recomenda que os condutores redobrem a atenção na região e, sempre que possível, programem os deslocamentos considerando a alteração temporária.

ferreira-pena-e-interditada-ne

Nova Ferreira Pena

A intervenção integra o programa “Nosso Centro” e foi elaborada pela equipe do Implurb. O projeto pretende transformar o trecho na primeira “Rua Gastronômica de Manaus”, com foco em lazer, turismo, gastronomia, cultura e convivência.

Após a conclusão das obras, a Ferreira Pena será fechada permanentemente ao tráfego de veículos e passará a funcionar como um boulevard destinado aos pedestres. O espaço também poderá receber mesas e cadeiras de bares e restaurantes.

A intervenção foi aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por estar localizada no Centro Histórico de Manaus. A iniciativa faz parte da estratégia de reocupação e valorização da região, com estímulo à recuperação de imóveis históricos e à instalação de novos empreendimentos.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: