Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Economia

Fieam treina empresários do AM para ingressar no mercado europeu

Fieam treina empresários do AM para ingressar no mercado europeu

A oferta de negócios foi apresentada pelo embaixador do Reino da Bélgica, Dirk Loncke, e é destinada as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) do Amazonas. (Foto: Assessoria/CIN-AM)

A oferta de negócios foi apresentada pelo embaixador do Reino da Bélgica, Dirk Loncke, e é destinada as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) do Amazonas. (Foto: Assessoria/CIN-AM)

“Como fazer negócios na Bélgica”, este foi o tema do encontro que aconteceu esta semana, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), na Avenida Joaquim Nabuco, Centro de Manaus. O seminário despertou o interesse dos empresários amazonenses diante das facilidades apresentadas para estreitar laços com o comércio internacional do país europeu.

A oferta de negócios foi apresentada pelo embaixador do Reino da Bélgica, Dirk Loncke, e é destinada as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) do Amazonas. Acompanhado de conselheiros econômicos e do cônsul honorário da Bélgica em Manaus, Clifford Nelson, o embaixador apresentou vantagens e estratégias para adentrar no comércio belgo.

O Centro Internacional de Negócios do Amazonas (CIN-AM) convidou 60 empresas para participarem deste momento com a missão belga, a maior parte dos ramos de cosméticos, alimentos e informática. Segundo o gerente do CIN-AM, Marcelo Lima, o encontro foi sucesso absoluto e certamente haverá pactos futuros com o país belgo.

“Diante do que foi apresentado houve interesse por parte da Fieam em formar uma missão empresarial para prospectar negócios na Bélgica e em outros países da Europa. Já estamos estudando a possibilidade e vamos verificar o interesse dos empresários também”, contou Marcelo.

Vantagens

A Bélgica é o país com o maior centro de distribuição de produtos da União Europeia e durante o encontro, o conselheiro econômico e comercial da Flandres Invest And Trade (FIT), Yves Lapere, apontou as principais vantagens para quem deseja se situar no comércio do país, que é uma das portas de entrada para o mercado europeu e possui uma excelente infraestrutura de transporte, com os mais modernos portos marítimos e aeroportos eficientes para o transporte global de cargas.

Para atrair exportadores amazonenses, Marcelo conta que eles oferecem escritório e consultoria gratuita por até três meses, podendo prorrogar para mais três. “Outra vantagem seria a facilidade de acesso aos outros países da Europa”, aponta o gerente do CIN-AM.

Missão Belga

Em Manaus, O embaixador Dirk Loncke cumpriu agenda para conhecer e discutir negócios em áreas ambientais e futuras parcerias no campo de ciência e tecnologia. Com ele, estavam o ministro conselheiro e chefe de missão adjunto da Embaixada do Reino da Bélgica, Hendrik Rogge, o conselheiro econômico e comercial de Brussels Invest & Export, Stefano Missir di Lusignano, a conselheira econômica e comercial da Agence Wallonne à L’Exportation et aux Investiments Etrangers, Maria Laura Maron Pot, e a adida de ligação científica da Wallone Bruxelles International, Julie Dumont.

(*) Com informações da Assessoria de Comunicação