Manaus, 7 de julho de 2026
×
Manaus, 7 de julho de 2026

Cenário

Funcionários da Embrapa denunciam perseguições e até agressões, inclusive em unidade do AM

Funcionários da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) denunciam abusos, perseguições e assédios morais em unidades espalhadas pelo País, incluindo no Amazonas. A denúncia, feita em novembro na Câmara dos Deputados, atraiu a atenção de jornais, inclusive para o caso de uma funcionária da Embrapa Amazônia Ocidental agredida fisicamente pelo chefe.

O caso ocorreu em abril de 2017, quando a funcionária Indramara Araújo foi lesionada pelo Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, que estava substituindo o Chefe Geral.

Segundo Indramara, a violência ocorreu quando ela tentava contato com a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) para denunciar os abusos que, segundo afirmou, vinha sofrendo ao longo de 6 anos e 11 meses.

A denúncia estava relacionada com a falta de uma avaliação de desempenho pelo Chefe de Transferência de Tecnologia, seu supervisor imediato.

Após a agressão, Indramara fez exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) e foi afastada do trabalho por orientação de profissionais da área de saúde pública do Estado.

Segundo informações enviadas ao Site Amazonas1, Celso Azevedo começou a difamar e caluniar a analista da Embrapa, o que foi denunciado à Diretoria da Embrapa em agosto do ano passado. Celso foi nomeado para a chefia geral após isso.

Demissão após críticas

O pesquisador Zander Navarro, da Embrapa, foi demitido no início do ano após questionar os rumos da instituição de pesquisa e o presidente da estatal, Maurício Lopes. Ao Estado de São Paulo, Navarro classificou a decisão como “arbitrária” e disse ter constituído advogado para pedir sua reintegração ao cargo que ocupa há mais de 40 anos.
Diante da repercussão negativa após a demissão, o presidente da estatal divulgou um último comunicado interno, no qual atribuiu a decisão à diretoria executiva pelo fato de o pesquisador “ignorar sistematicamente os códigos de ética e de conduta da Empresa”.