Manaus, 2 de junho de 2024
×
Manaus, 2 de junho de 2024

Cidades

Funcionários de hospital denunciam a reutilização de material descartável

Funcionários de hospital denunciam a reutilização de material descartável

Servidores do Hospital Infantil Doutor Fajardo, localizado na avenida Joaquim Nabuco, no Centro de Manaus, denunciaram ao Site Amazonas1 que estão sendo obrigados a reutilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como luvas e máscaras, que deveriam ser descartados a cada procedimento. Segundo a denúncia, a ordem do “reaproveitamento” dos materiais venho da direção da unidade hospitalar.

Hospital Dr. Fajardo: reaproveitamento de material coloca em risco vida de pacientes (Reprodução/Internet)

A maior preocupação dos funcionários do hospital é o grau de contaminação, não só para eles como também para os pacientes atendidos na unidade. “Atendemos crianças, muitas com doenças virais. Como vamos reutilizar esse tipo de material que deve ser descartado depois de utilizado? Isso é um absurdo”, disse uma servidora que não quis se identificar, acrescentando também, que neste momento, o hospital tem recebido crianças com doenças como Sarampo e Coqueluche, altamente transmissíveis.

Ainda conforme os funcionários, a orientação da direção da unidade é de reutilizar uma máscara, por exemplo, por até 30 dias.

Questionada, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), informou que vai acionar a direção da unidade para verificar se a denúncia procede a fim de que sejam tomadas as providências necessárias.

Falta de elevador

Outro problema denunciado por pacientes e funcionários do hospital infantil é o não funcionamento do elevador da unidade. Tanto pacientes quanto servidores são obrigados a usarem as escadas para subirem os andares do prédio. Carregando, inclusive, as refeições que são distribuídas as crianças internadas e seus acompanhantes, nos 60 leitos.

Fornecedor de alimentos precisa utilizar escadas para chegar ao quarto andar do hospital (Reprodução)