
Manaus (AM) – Secretários municipais da saúde, gestores, técnicos e pesquisadores da área participaram do segundo dia da 1ª Oficina de Transformação Digital, realizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) nesta quinta-feira (30).
Nesta etapa, os participantes discutiram ações de modernização e criação de soluções tecnológicas que podem ser adotadas para aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas. O evento sucederá no Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), até esta sexta-feira (31).
Iniciativas
Durante a oficina, os organizadores apresentaram iniciativas que já vêm sendo adotadas pela SES-AM e que têm se mostrado uma tendência em âmbito nacional, como o uso de assistentes virtuais que enviam lembretes aos usuários sobre consultas, exames e demais procedimentos médicos.
Essas ferramentas também auxiliam na redução de ausências; ferramentas de Telessaúde, que possibilitam atendimentos em ambiente on-line, em especialidades de maior demanda em regiões mais remotas, e diagnósticos (exames), dentre outros.
Planos e eixos específicos
Os participantes iniciaram a construção dos três planos de ações digitais que serão implementados em cada macrorregião de saúde (Central, Leste e Oeste). A ideia é que, até março, os planos sejam apresentados ao Ministério da Saúde para serem implementados definitivamente, nos municípios.
Os integrantes do Eixo 1 debateram sobre a cultura de saúde digital, estabelecendo propostas de formação e educação permanente em saúde. O Eixo 2 discutiu sobre as soluções tecnológicas e serviços de Saúde Digital no âmbito do SUS. Já o Eixo 3, focou na interoperabilidade, análise e disseminação de dados e informações de saúde.
(*) Com informações da assessoria
LEIA MAIS:
- Debate sobre Modelo de Organização Social de Saúde (OSS) no Brasil mobiliza técnicos e gestores da área em Manaus
- TCE-AM participa de oficina sobre modernização dos serviços públicos na saúde
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.