
(Foto: Alex Pazuello / Secom)
Brasília (DF) – Com discussão sobre a tarifa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que taxa em 10% todas as exportações brasileiras, governador Wilson Lima (União Brasil) afirma que a medida é uma oportunidade para a Zona Franca de Manaus (ZFM).
Em entrevista à uma TV local, nesta quinta-feira (3), Lima pontuou que a guerra tarifária das potências econômicas pode abrir espaço para que a ZFM se torne um centro distribuidor de produtos da China.
O mandatário disse que solicitou um estudo preliminar das Secretarias de Fazenda e de Desenvolvimento Econômico para entender a situação econômica, e destacou que o estado encontra “mais oportunidade que prejuízo”.
“A China usa os EUA como centro distribuidor de alguns produtos, e a gente pode abrigar aqui na Zona Franca de Manaus essas empresas, porque aqui, a China vai encontrar mais campo fértil de competitividade do que nos EUA,” informou o governador.
Dificuldades no mercado interno
Wilson Lima, que se recupera de um quadro de influenza e covid 19, não descartou as dificuldades, principalmente nos produtos do comércio. “Devem ter impactos desse tarifaço, porque no mundo globalizado em que a gente vive não tem como, os Estados Unidos dar um espirro lá, a gente sente aqui,”.
LEIA MAIS
- Brasil pode ganhar mercados com tarifaço de Trump, diz economista
- Para 62% dos brasileiros, Lula não deveria se candidatar em 2026, diz pesquisa
- Câmara aprova Lei da Reciprocidade, em resposta a ‘tarifaço’ de Trump ao Brasil
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.