MENU
Logo Amazonas Um

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

Há mais de um mês sem óbitos por covid, Parintins vira destaque nacional

Ao todo, 2.389 cidades brasileiras tiveram redução na média diária de óbitos no último mês em relação a agosto
Da Redação – Portal AM1*
• Publicado em 08 de outubro de 2021 – 17:31
Foto: Yuri Pinheiro

AMAZONAS – Parintins, a 369 km da capital amazonense, foi uma das 13 cidades com mais de 100 mil habitantes do Brasil que fecharam o mês de setembro sem registrar óbitos por Covid-19. O cenário reforça a importância dos investimentos feitos pela gestão do prefeito Bi Garcia (DEM) na ampliação da rede de atendimento hospitalar e de incentivo à vacinação da população parintinense, que já está quase 70% com as duas doses do imunizante.

Entre os municípios do Amazonas, somente Parintins e Itacoatiara apareceram no ranking sem mortes em setembro, conforme levantamento inédito realizado pelo pesquisador Wesley Cota, da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

A Prefeitura de Parintins tem intensificado, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a campanha de vacinação contra a Covid-19. O município já vacinou 90% da população com a primeira dose, um dos maiores índices proporcionais do País e um dos melhores resultados entre os municípios com mais de 100 mil habitantes do Amazonas.

Os dados do levantamento mostram que Parintins está no universo de 43% dos municípios brasileiros que registraram queda na média diária de mortes por Covid-19, em setembro, quando comparado ao mês anterior. Ao todo, 2.389 cidades brasileiras tiveram redução na média diária de óbitos no último mês em relação a agosto.

A coordenadora de Vigilância em Saúde de Parintins, Elaine Pires, reforça o chamado para a população procurar o imunizante, evitando um cenário de volta das mortes pela doença. “Você que ainda não tomou a primeira, a segunda e a dose de reforço, temos vacinas de todas as fabricantes disponíveis para completar o esquema vacinal. É importante que todos se vacinem, para evitar que cenas como as que presenciamos em Manaus e por todo o País se repitam”, ressaltou Pires.

Leia mais: Destaque nacional: Amazonas registra alta de 7,3% na produção industrial em agosto

O município ainda dispõe da vacina Coronavac para primeiras doses, voltadas ao público acima de 18 anos. Já os adolescentes de 12 a 17 anos, que ainda não se vacinaram, podem procurar os pontos disponíveis para receber o imunizante da Pfizer. A vacina Astrazeneca também continua disponível para as pessoas que, por algum motivo, ainda não tomaram a segunda dose. A Prefeitura de Parintins também convoca os idosos para a terceira dose, de reforço, que deve ser tomada seis meses após a segunda.

Nesta semana, uma força-tarefa da Prefeitura de Parintins visitou diversas regiões em ambulanchas, promovendo a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos. Foram disponibilizadas aproximadamente 3,7 mil doses para este público.

(*) Com informações da assessoria

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap