Manaus, 15 de maio de 2024
×
Manaus, 15 de maio de 2024

Cidades

Homem que ‘exportava’ veículos de luxo clonados é preso

Policiais civis da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv) desbarataram um esquema de exportação de veículos de luxo clonados

Homem que ‘exportava’ veículos de luxo clonados é preso

Policiais civis da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv) desbarataram um esquema de exportação de veículos de luxo clonados, trazidos para Manaus e exportados para países como Colômbia e Venezuela. Responsável pela ação criminosa no Amazonas, Luís Fernando Moraes, 31, foi preso no fim da tarde de quinta-feira, 28, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva.

Os veículos eram originários de estados do sul e sudeste do país. Com o homem, a polícia recuperou um veículo avaliado em R$ 200 mil. As investigações sobre o esquema iniciaram há um mês e a prisão ocorreu dentro da operação deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que também focou em fiscalizações a oficinas suspeitas de desmancharem veículos roubados.

De acordo com o titular da Derfv, delegado Cícero Túlio, a ação policial foi realizada em conjunto com integrantes do Núcleo de Operações Especiais (NOE), da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo o delegado, o criminoso passou a ser investigado há quatro semanas pela Derfv, após agentes da NOE entrarem em contato informando o caso e, ainda, que o infrator estava residindo em Manaus.

“Conseguimos identificar que ele (Luís) estava trazendo um veículo de luxo, avaliado em R$ 200 mil, e esse veículo seria destinado à Venezuela ou Colômbia. Iniciamos o trabalho investigativo mais intensificado, conseguimos localizar o veículo que estava em poder de outras duas pessoas, e, a partir dos desdobramentos das diligências que foram tomadas na tarde de ontem, juntamente com os policiais rodoviários federais, conseguimos capturar esse sujeito”, explicou o titular da Derfv.

Esta não foi a primeira vez que Luis Fernando foi preso envolvido com esquema de roubo de veículo. O titular da Derfv destacou que o infrator já foi pego pela PRF em Santa Catarina com um carro da montadora Jeep, modelo Compass, que foi roubado e estava com documentação falsa. As investigações irão continuar com o intuito de identificar as outras pessoas envolvidas nos delitos.

“Estamos trabalhando há um tempo de forma integrada (com a Derfv) e temos logrado êxito, rendendo bons frutos para a cidade de Manaus”, afirmou o chefe do Núcleo de Operações Especiais da PRF, Alan Guerra.

Procedimentos

Luís Fernando foi indiciado por receptação, uso de documento falso, adulteração de sinal de identificador de veículo automotor e associação criminosa. Ao término dos procedimentos, ele será levado para audiência de custódia, no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, bairro São Francisco, zona sul da capital.

 

(*) Com informações da assessoria