Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Política

Impeachment do governador do RJ será julgado nesta sexta

Wilson Witzel está afastado do cargo e foi denunciado pelo MPF por participação em um esquema de desvios de recursos na área da saúde

Impeachment do governador do RJ será julgado nesta sexta

(Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil)

RIO DE JANEIRO, RJ – Começou nesta sexta-feira (30) o julgamento do pedido de impeachment de Wilson Witzel, governador afastado do Rio de Janeiro, pelo Tribunal Especial Misto (TEM).

Witzel está afastado do cargo desde agosto do ano passado e foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por participação em um esquema de desvios de recursos na área da saúde, que seriam aplicados no combate à pandemia de covid-19.

A data do julgamento foi definida pelo desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, presidente do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), que também comanda o TEM. O tribunal misto é composto por cinco desembargadores e cinco deputados estaduais.

Saiba mais: Apuração sobre Wilson Witzel aponta propina no Judiciário

O relator do processo, deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), protocolou o relatório final ontem (29) e dará seu voto na sessão de julgamento.

O rito da sessão prevê 30 minutos para manifestação da acusação, seguida por 30 minutos da defesa. Depois será feita a leitura do voto pelo relator e cada membro do TEM profere o seu voto, intercalando entre um desembargador e um deputado, que podem seguir ou não o relator. Para que Witzel deixe o cargo em definitivo, são necessários pelo menos sete votos a favor do impeachment.

*Com informações da Agência Brasil