
(Foto: Andressa Libório)
Manaus (AM) – Passageiros se jogaram no rio Negro, na madrugada deste sábado (27), após as chamas, provocadas por um cigarro, tomarem a embarcação Comandante Souza, nas proximidades da Comunidade Santa Maria do Rio Negro, cerca de 40 minutos de Manaus.
Conforme o Corpo de Bombeiros, ao menos sete pessoas estão desaparecidas. Os passageiros contaram que o barco saiu na sexta-feira (26) do Porto do São Raimundo e seguia para os municípios de Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro, quando foi tomado pelas chamas. Ainda não há confirmação sobre a causa do incêndio, mas populares dizem terem sido provocadas após um passeiro fumante jogar a bagana de cigarro e cair em cima de caixas de isopor.
O produto, altamente inflamável, foi tomado pelo fogo. Desesperados, os passageiros se atiraram no rio, na tentativa de se salvar. Além dos feridos, desses, 59 pessoas já foram resgatadas; outros estão desaparecidos. Algumas estão com ferimentos graves.
Após resgate, já no Porto São Raimundo, as pessoas com ferimentos mais graves foram encaminhadas pelos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de urgência (Samu) para unidades de saúde em Manaus. Cinco feridos deram entrada no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, na zona Centro-Sul de Manaus.
Imagens foram compartilhadas nas redes sociais mostrando a embarcação em chamas. Moradores às margens do rio se mobilizaram para auxiliar as vítimas.
A Marinha do Brasil informou que já apura o caso e uma lancha da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental foi enviada ao local para apurar os detalhes da fatalidade.
As equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas para fazer o resgate dos passageiros.
LEIA MAIS:
- Workshop no Inpa discute manejo sustentável de quelônios da Amazônia
- ‘A seca de 2023 ainda não acabou’, afirma pesquisador do Inpa
- Governo do Amazonas e Inpa articulam ações para combater eventos climáticos extremos
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.