Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Interior

Infectados de Maués pela Delta podem ter sido contaminados no RJ

De acordo com a prefeitura, a família que esteve no Rio de Janeiro e voltou para a cidade, apresentou sintomas da covid-19 no início do mês

Infectados de Maués pela Delta podem ter sido contaminados no RJ

Foto: Breno Esaki/SES-DF

MAUÉS, AM – Os casos da variante Delta da covid-19 confirmados em Maués, interior do Amazonas, podem ser de uma família que viajou para o estado do Rio de Janeiro, nos últimos dias, e, ao retornarem para Maués, foram confirmados com covid-19.

As informações são da Prefeitura de Maués que emitiu uma nota, nessa quarta-feira (18), na página oficial do órgão no Facebook.

No total, de acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), seis pacientes testaram positivo para a covid-19 com esta variante após viagens ou terem contato com alguém que esteve fora do Estado. Quatro são de Manaus e duas do município de Maués.

Leia mais: Amazonas registra os seis primeiros casos da variante Delta

De acordo com a prefeitura, a família que esteve no Rio de Janeiro e voltou para a cidade apresentou sintomas da covid-19 no dia 4 de agosto.

“Devido a este histórico, uma família chegou ao município advindo (a) do Estado do Rio de Janeiro, apresentando sintomas do novo coronavírus, no dia 04 de agosto. Foram realizados testes que constataram positivo para a Covid-19. Como havia histórico de viagem para Estado que apresenta variantes, duas contraprovas foram enviadas a laboratórios de Manaus, com a finalidade de saber se tratava de alguma, porém, o município não recebeu os resultados”, diz a nota.

“A família em questão havia concluído o ciclo de vacinação, portanto, o caso teria ocorrido na forma leve, sem internação e atualmente a mesma encontra-se fora do período de transmissão”, continua.

A FVS informou que as pessoas que testaram positivo confirmaram ter viajado para os estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, ou terem contato com parentes que foram a esses destinos.

“Entre os sintomas, eles apresentaram febre, dor no corpo, dor de garganta, tosse, coriza, lombalgia, mialgia e dor de cabeça. Todos os pacientes que testaram positivo confirmaram terem viajado para os estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, ou terem contato com parentes que foram à esses destinos”, informou a FVS.

“A maioria dos pacientes estavam vacinados com as duas doses da vacina contra a covid-19. Um deles recebeu a primeira dose e o outro não tomou a vacina. Nos seis casos, não foi preciso internação hospitalar”, finalizou.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: facebook, instagram e twitter.