A obra de construção da nova ponte na avenida Lóris Cordovil, Alvorada, zona Centro-Oeste, começou a receber, nesta quarta-feira (17), a escavação da segunda e última cortina em concreto armado que vai dar sustentação ao aterro e para as 48 vigas que estão instaladas com a finalidade de suportar o tabuleiro da ponte.
O primeiro bloco de paredão foi concluído pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) na última sexta-feira, (12). A instalação do último bloco tem previsão para ser finalizado em 12 dias e, em seguida, as vigas em concreto armado serão implantadas. A etapa final fica por conta da colocação do tabuleiro da ponte, nome dado ao pavimento estrutural que suporta as cargas da circulação e as transmite aos apoios laterais ou aos elementos de suspensão.
Para Tabajara Junior, engenheiro da Seminf responsável pela fiscalização da obra, o trabalho no local segue na celeridade determinada pelo prefeito Arthur Neto. “As obras estão no prazo previsto. Servidores, maquinário, material para a mão de obra, está tudo dentro do cronograma. O esforço tem sido intensificado porque sabemos da necessidade de concluir e liberar a via no menor tempo possível’, explicou Tabajara.
Serviços executados
Na semana passada, a Seminf já havia implantado o estaqueamento das colunas na pista, que corresponde ao sentido Centro/Alvorada. Ao todo, foram implantadas 48 estacas com 13 metros de profundidade para receber a nova estrutura em concreto armado. O mesmo trabalho já foi concluído no sentido oposto da ponte.
A Prefeitura de Manaus trabalha para a implantação da nova ponte desde o último dia 10, quando houve o desmoronamento da antiga passagem, causado por danos no gabião afetado pela força das águas e também pelo tempo de construção.
Fonte: Semcom
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.