Manaus, 21 de fevereiro de 2024
×
Manaus, 21 de fevereiro de 2024

Cidades

Inicia última etapa da obra na avenida Lóris Cordovil

Inicia última etapa da obra na avenida Lóris Cordovil

Antiga passagem desmoronou, no último dia 10, afetada pela força das águas. (Foto: Divulgação/ Seminf)

A obra de construção da nova ponte na avenida Lóris Cordovil, Alvorada, zona Centro-Oeste, começou a receber, nesta quarta-feira (17), a escavação da segunda e última cortina em concreto armado que vai dar sustentação ao aterro e para as 48 vigas que estão instaladas com a finalidade de suportar o tabuleiro da ponte.

O primeiro bloco de paredão foi concluído pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) na última sexta-feira, (12). A instalação do último bloco tem previsão para ser finalizado em 12 dias e, em seguida, as vigas em concreto armado serão implantadas. A etapa final fica por conta da colocação do tabuleiro da ponte, nome dado ao pavimento estrutural que suporta as cargas da circulação e as transmite aos apoios laterais ou aos elementos de suspensão. 

Para Tabajara Junior, engenheiro da Seminf responsável pela fiscalização da obra, o trabalho no local segue na celeridade determinada pelo prefeito Arthur Neto. “As obras estão no prazo previsto. Servidores, maquinário, material para a mão de obra, está tudo dentro do cronograma. O esforço tem sido intensificado porque sabemos da necessidade de concluir e liberar a via no menor tempo possível’, explicou Tabajara. 

Serviços executados

Na semana passada, a Seminf já havia implantado o estaqueamento das colunas na pista, que corresponde ao sentido Centro/Alvorada. Ao todo, foram implantadas 48 estacas com 13 metros de profundidade para receber a nova estrutura em concreto armado. O mesmo trabalho já foi concluído no sentido oposto da ponte.

A Prefeitura de Manaus trabalha para a implantação da nova ponte desde o último dia 10,  quando houve o desmoronamento da antiga passagem, causado por danos no gabião afetado pela força das águas e também pelo tempo de construção.

Fonte: Semcom