
Confusão foi registrada em escola no Jorge Teixeira - (Foto: Celso Maia/Portal AM1)
Manaus (AM) – O início da aplicação das provas do Processo Seletivo Contínuo (PSC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), neste domingo (8), foi marcada por correria e confusão para alguns candidatos em Manaus. No bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste da capital, a mudança de endereço de uma escola sem aviso prévio causou tumulto.
Pais e estudantes relataram que o cartão de confirmação de prova indicava o endereço antigo da unidade, o que levou muitos candidatos ao local errado. Ao chegarem lá, foram informados de que a escola havia sido transferida para outro endereço.
“Trocaram o endereço e não colocaram nenhuma notificação. Quando os alunos chegaram ao local antigo, disseram para irem ao novo, mas faltando 10 ou 15 minutos para o fechamento dos portões”, relatou Sheila Vasconcelos, mãe de uma estudante. Segundo ela, a filha, que é autista, precisou correr pelas ruas para conseguir chegar a tempo. “Foi muito perigoso. Os alunos atravessavam a rua correndo, colocando a vida em risco.”
Apesar da situação, os responsáveis pela aplicação das provas no local permitiram a entrada dos alunos com alguns minutos de tolerância após o horário previsto, para evitar prejuízos maiores aos candidatos.
O PSC é um vestibular seriado, dividido em três etapas, e permite que alunos do Ensino Médio acumulem pontuação ao longo dos três anos escolares. As provas aplicadas neste domingo foram destinadas aos estudantes do 1º e 2º ano de escolas públicas e privadas de todo o Amazonas. O processo é uma das principais formas de ingresso na Ufam, além do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
LEIA MAIS:
Secretaria de Estado de Educação convoca mais 141 candidatos do PSS
Alunos da rede estadual já podem solicitar isenção para o PSC da Ufam
Confira lista de aprovados no PSC 2023 da Ufam
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.