Manaus, 3 de dezembro de 2024
×
Manaus, 3 de dezembro de 2024

Cidades

Inpa abre vagas para doutorado em Agricultura no Trópico Úmido

As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet no site do PPG-ATU até o dia 26 de janeiro de 2025.

Inpa abre vagas para doutorado em Agricultura no Trópico Úmido

Tucumã, doutorado Inpa - Foto: Flickr/Gabriel Menezes

Manaus (AM) – O Programa de Pós-graduação em Agricultura no Trópico Úmido (PPG-ATU)  do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) está com inscrição aberta para seleção do curso de doutorado até o dia 26 de janeiro de 2025. São cinco vagas para ingresso no primeiro semestre de 2025.

As inscrições para o doutorado do Inpa são realizadas exclusivamente pela internet no site do PPG-ATU. Os documentos necessários para efetivar a inscrição e demais informações sobre a seleção podem ser consultadas no Edital Inpa/Cocap N° 23/2024.

Os candidatos interessados em ingressar no curso de doutorado devem apresentar projeto de pesquisa que corresponda a uma das duas linhas de pesquisas do PPG-ATU. São elas:  Agroecologia e Uso, manejo e tecnologia de recursos tropicais.

O processo de seleção é composto de quatro etapas, as três primeiras eliminatórias e a última classificatória: prova de suficiência de Língua Inglesa, análise do projeto e defesa do projeto e análise curricular.

Sobre o Programa

O PPG-ATU forma profissionais especialistas em agricultura, promovendo a sustentabilidade social, ambiental e econômica da agricultura na Amazônia, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos habitantes da região. Criado em 2003, o programa funcionou por duas décadas apenas com o mestrado, no qual já formou 217 mestres.

O doutorado do Inpa chega num momento de crescente preocupação com a degradação da Amazônia pelo desmatamento, extração de madeira, atividades agropecuárias, secas extremas, entre outros fatores.

“A criação do Doutorado-ATU é um desejo antigo dos professores do curso, dos discentes e dos egressos, que agora poderão continuar a aprofundar seus estudos. Essa iniciativa promoverá o avanço dos conhecimentos na área de agricultura sustentável, combinando produtividade com a conservação ambiental”, ressaltou o coordenador do PPG-ATU, o pesquisador Rogério Hanada.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: