
Presidente Lula recebe proposta para Inteligência Artificial - Foto: (Ricardo Stuckert/PR)
Brasília (DF) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta terça-feira (30) da abertura da 5ª Conferência Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação, em Brasília.
O movimento foi lançado pelo presidente em julho de 2023 para discutir as necessidades na área de Ciência, Tecnologia e Inovação por meio do decreto de n° 11.596
Durante o evento, a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, destacou o auxílio ao financiamento do Museu da Amazônia e a força das mulheres em relação à ciência e tecnologia.
“Nós estamos ajudando a financiar o Museu da Amazônia que vai ser inaugurado na COP30, (…) queremos através da inovação e da tecnologia garantir benefícios para o nosso país, e isso só é possível com este ecossistema, com setor público, setor privado e a sociedade civil juntos”, disse Santos.
O evento acontece após 14 anos, e deve debater uma estratégia nacional de ciência e tecnologia para a próxima década.
Lula recebeu dos pesquisadores uma proposta política para a implementação da Inteligência Artificial (IA). Para o presidente, a retomada das pesquisas e da Inteligência Artificial com o apoio do governo federal deve gerar empregos e formação de jovens.
“A nossa inteligência artificial precisa ser inteligente. A gente quer fazer dela uma fonte de gerar empregos no país, que a gente forme milhões e milhões de jovens preparados para este debate.“
A proposta vai ser discutida pelo governo federal e deve se acompanhada pelo ministério de Ciência e Tecnologia. Segundo Lula, a proposta apresentada “não pode ficar em uma gaveta”.
“O que vocês entregaram pra mim a semana que vem já vou ter uma reunião com ministros para apresentar ao conjunto dos ministros a nossa proposta de política de Inteligência Artificial.”
A proposta foi discutida e aprovada nessa segunda-feira (29) pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT). O documento foi dividido em cinco eixos:
- Infraestrutura e Desenvolvimento de Inteligência Artificial;
- Difusão, Formação e Capacitação;
- IA para otimizar os Serviços Públicos
- IA para Inovação Empresarial e
- Apoio ao processo Regulatório e de Governança da IA.
Acompanhe a abertura da conferência:
LEIA MAIS:
- Lula lista feitos do governo e diz que País estava em ruínas
- Inteligência Artificial vira aliada da educação bilíngue
- Presidente do STF discute inteligência artificial em evento na Espanha
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.