Manaus, 29 de junho de 2024
×
Manaus, 29 de junho de 2024

Cenário

Investigado pelo MPF, Silas Câmara quer se lançar candidato ao Senado

Investigado pelo MPF, Silas Câmara quer se lançar candidato ao Senado

Investigado pelo Ministério Público Federal (MPF), o deputado federal Silas Câmara (PRB) tem dito aos aliados em Brasília que será o próximo senador pelo Amazonas, segundo apurou o Amazonas1. A corrida pelo Senado nas eleições deste ano já tem na fila Alfredo Nascimento (PR) e Pauderney Avelino (DEM).

Silas é o 2º deputado federal mais faltoso da bancada amazonense entre 2015 e 2017, foi o primeiro do Estado a votar contra o pedido de investigação do presidente Michel Temer (MDB) por corrupção passiva na Câmara e, agora, pode virar réu em caso de ação por improbidade.

Segundo reportagem do jornal Diário do Amazonas, o MPF ingressou com recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) que arquivou uma ação de improbidade administrativa envolvendo Silas Câmara, que acusava o parlamentar de desviar parte dos salários dos servidores da Câmara dos Deputados.

Em outubro 2016, Silas foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de uso de documento falso e falsidade ideológica. A pena foi estipulada em 8 anos de prisão, mas não será cumprida porque o crime prescreveu.

Neste processo, o deputado foi acusado de contratar um despachante para mudar seu registro civil para incluir o nome da mãe. Com o novo documento, obteve um novo CPF, o que configurou falsidade ideológica.