Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Economia

Investimento na bolsa de valores: tudo o que você precisa saber antes de começar

Conheça mais sobre o mercado financeiro:

Investimento na bolsa de valores: tudo o que você precisa saber antes de começar

Foto: Agência Brasil

Se pretende começar a investir seu dinheiro na Bolsa de Valores (B3), antes de qualquer coisa, organize sua vida financeira. Se você costuma parcelar suas contas com cartão de crédito ou usar cheque especial, saiba que os juros rotativos podem ser maiores que o rendimento de algum investimento.

Em seguida, defina suas metas. Por que você quer investir? Qual o seu sonho? Comprar uma casa, um carro, uma viagem? Sabendo sua meta, vai ficar mais fácil percorrer o caminho nos investimentos e, depois disso, poderá definir o prazo do seu sonho, pois um bom planejamento, tem prazos.

Leia mais: 5 filmes para inspirar e aprender mais sobre o mercado financeiro

Depois de passar por essas três etapas, você estará pronto para separar seu dinheiro, economizar e fazer sua reserva de emergência. Mas antes de sair aplicando dinheiro, procure ter o conhecimento básico, como risco, taxas, cenário econômico e outros, para que possa atingir seu objetivo rapidamente e com o resultado esperado.

Para onde vai meu dinheiro quando invisto na bolsa de valores?

Você começa a operar na bolsa, compra uma ação e o rendimento vai direto para sua carteira. Então você se pergunta, qual o destino do seu dinheiro durante esse tempo?

No mercado de ações, existem dois destinos para o seu dinheiro: mercado primário e secundário.

O mercado primário é a negociação direta entre a empresa e investidor, então é comum que o dinheiro vá diretamente para a empresa. Isso acontece quando a empresa faz uma Oferta Inicial Pública (IPO) e emite uma quantidade de papéis, negociando diretamente com seus investidores pelo mercado primário.

Enquanto no mercado secundário, investidores negociam diretamente entre si, existindo apenas uma troca de titularidade. Ou seja, não há intervenção do emissor ativo (banco, governo ou empresa), e o dinheiro é destinado diretamente para o vendedor e não para o caixa da empresa. Neste caso, também não existem garantias de rendimento ou proteção e o preço dos ativos varia de acordo com a oferta e demanda.

Ambos mercados se complementam com suas vantagens ao investidor, como a relação entre emissão de ativos, liquidez, ações mais acessíveis e amplificação de investimentos. Saber o destino do seu investimento e como funcionam os mercados é essencial para que você possa traçar melhores estratégias e obter melhores resultados de investimentos.

Como investir no exterior?

Se você está procurando investir no exterior ou diversificar sua carteira de investimentos, saiba que você pode ter sua carteira de investimentos atrelada ao dólar ou outra moeda no exterior de forma simples, sem necessariamente iniciar com grandes quantias e ainda morando no Brasil.

Uma das principais maneiras de investir no exterior é por BDR (Brazilian Depositary Receipt), que são certificados que representam ações emitidas por empresas no exterior e negociadas na B3.

Claro que dentre as opções que temos disponíveis todas tem seus prós e contras, então é necessário muito estudo antes de sair aplicando seu dinheiro em BDRs, pois fora a questão da empresa em si, ainda temos todos os fatores de câmbio entre as moedas, que deve ser levado também em consideração na hora da tomada de decisão.

David Reis

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter.