Manaus, 26 de janeiro de 2025
×
Manaus, 26 de janeiro de 2025

Cidades

Ipaam notifica empresas de turismo de selva

Ipaam notifica empresas de turismo de selva

As empresas que operam com turismo de selva devem solicitar autorização da Sema e Ipaam, devido aos riscos que expõem os recursos naturais das unidades de conservação estaduais. (Foto: Divulgação/ Ipaam)

Dois empreendimentos hoteleiros – um hotel de selva e uma embarcação – foram notificados a se regularizarem por levar turistas a unidades de conservação do Estado sem a devida autorização legal da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), responsável pela gestão dessas localidades através do Departamento de Mudanças Climáticas e Unidades de Conservação (Demuc). A ação ocorreu durante a Operação Kari’Oca 2, realizada pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) em conjunto com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), entre os dias 8 e 12, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro e Puranga Conquista, que abrange os municípios de Iranduba, Manacapuru e Manaus, na Região Metropolitana.

Durante a fiscalização, a equipe ouviu os comunitários para coletar informações sobre ilícitos ambientais e crimes violentos ocorridos na região.

A ida à localidade foi motivada por pedido do Ministério Público Federal (MPF), a partir de irregularidades cometidas por empreendimentos hoteleiros na região, assim como, para denotar a presença do Ipaam e Batalhão de Policiamento Ambiental com o objetivo de coibir a prática de ilícitos ambientais na região.

As empresas que operam com turismo de selva devem solicitar autorização da Sema e Ipaam, devido aos riscos que expõem os recursos naturais das unidades de conservação estaduais. Um exemplo de prática proibida nestes locais é a retirada de material biológico sem a devida autorização.

Durante a Operação Kari’Oca 1, realizada em fevereiro de 2017, o Ipaam já havia fiscalizado cinco empreendimentos turísticos, tendo notificado dois e multado três por estarem operando irregularmente. O nome da operação faz referência à etimologia tupi Kari’Oca que significa “casa do homem branco”. 

O Ipaam recebe denúncias de ilícitos ambientais, anônimas ou identificadas, pelos telefones (92) 2123-6715/6729 ou diretamente na sede do órgão.

Fonte: Secom