Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Economia

IPVA: 19% dos donos de veículos na Região Norte não se planejaram para pagar

Em 58% dos lares, os custos com veículos são a terceira maior despesa do orçamento, perdendo para alimentação e contas básicas

IPVA: 19% dos donos de veículos na Região Norte não se planejaram para pagar

(Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)

MANAUS – Uma pesquisa encomendada pela Serasa mostra que 19% dos proprietários de veículos na Região Norte ainda não se planejaram para pagar o IPVA 2023. A pesquisa realizada pela Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box, mostra o impacto do uso de automóveis e recomenda soluções para aliviar a saúde financeira.

O assunto foi abordado nesta quinta-feira (19), durante live promovida pela Serasa. Em 58% dos lares, os custos com os veículos são a terceira maior despesa do orçamento, atrás de alimentação (78%) e contas básicas (63%). Segundo Callebe Mendes, CEO da Zapay, apesar de gerar despesa, o veículo gera qualidade de vida para as famílias.

‘Sonho para o brasileiro’

“Além do carro ser um sonho para o brasileiro, muitas pesquisas mostram o quanto que o carro aumenta o poder de compra das pessoas, a qualidade de vida de uma forma geral, porque dá acesso à hospital e escolas melhores também”, disse.

Segundo Felipe Schepers, da Opinion Box, o levantamento reforça também como o pagamento parcelado do IPVA, um dos principais custos veiculares do ano, pode colaborar positivamente para aliviar o impacto no orçamento das famílias.

No entanto, a pesquisa da Serasa também mostra a dificuldade dos motoristas para fazer os cálculos para 34% dos motoristas relacionados à manutenção para manter o veículo e 33% admitem gastar mais que o planejado.  

Levantamento

Durante a pandemia, o uso de veículos particulares teve aumento, segundo o levantamento. Para 67% das famílias pesquisadas, o motivo foi para tornar o deslocamento mais eficiente. Outros 46% disseram que foi por causa dos filhos.

A pandemia também impactou no uso de veículo como forma de rendimento financeiro e ferramenta de trabalho, apostando em serviços de transporte de entregas via aplicativo, que foram importantes para manter as pessoas em casa.

Com o pós pandemia houve uma diminuição no uso do carro e a pesquisa apontou que 48%dos casos foi devido o aumento no valor dos combustíveis. Outros 31% optaram pelo uso de bicicleta e outros meios de transportes para o deslocamento.

Tendências para 2023

Segundo Callebe Mendes o mercado de carros seminovos está em ascensão e 44% dos proprietários projetam a venda do veículo nos próximos 12 meses.

“O Brasil está em quinto lugar como o país mais caro para ter um carro e as pessoas não possuem capital para comprar um carro zero. O que era popular antes, hoje em dia não é mais tão popular”, disse.

Aplicativo facilita pagamento de dívidas no Detran

Proprietários de veículos que estão em débito com a Serasa contam com uma nova ferramenta para realizar uma consulta ou fazer o pagamento. É um aplicativo que permite verificar pendências já em aberto ou até futuros compromissos, relativos multas, IPVA, licenciamento e outras taxas. A checagem online é gratuita e já pode ser feita em 25 Detrans de todo o País.

O app foi desenvolvido em parceria com a startup Zapay, especializada no pagamento e parcelamento de débitos veiculares 100% online. De acordo com os criadores, ele permite fazer consultas e pagamentos de débitos em menos de 20 segundos, referentes a carros, motos e veículos pesados, como caminhões.

O Serasa é o segundo aplicativo de finanças mais baixado no Brasil. Em novembro, durante feirão “Limpa Nome”, foi o nome mais buscado no Google, o que mostra o interesse do brasileiro em limpar o nome.

O Aplicativo da Serasa pode ser baixado pelo Google Play ou Apple Store. Em seguida, é preciso digitar o CPF e preencher um cadastro.

LEIA MAIS: