Manaus (AM) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, realiza uma visita histórica a Manaus, neste domingo (17), tornando-se o primeiro líder norte-americano em exercício a visitar a floresta amazônica. Biden se encontrará com lideranças indígenas e anunciará novos esforços para preservar o bioma, fortalecer a biodiversidade e combater o desmatamento.
Hoje, como parte de sua viagem histórica à Amazônia, o presidente americano anunciará que os Estados Unidos cumpriram sua promessa histórica de aumentar o financiamento climático internacional dos EUA para mais de 11 bilhões de dólares anualmente até 2024 – tornando os Estados Unidos o maior provedor bilateral de financiamento climático do mundo.
Ele também anunciará um investimento adicional de 50 milhões de dólares no Fundo Amazônia, totalizando 100 milhões em contribuições.
Outra iniciativa relevante é o lançamento da Coalizão Brasil de Financiamento da Restauração e Bioeconomia, que mobilizará 10 bilhões de dólares até 2030 para projetos de conservação e apoio a comunidades locais.
Além disso, o presidente divulgará novos projetos, como o financiamento de 37,5 milhões de dólares para reflorestamento na Amazônia e apoio técnico ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre, uma iniciativa liderada pelo Brasil para atrair 125 bilhões de dólares em capital privado para proteger florestas tropicais.
LEIA MAIS:
- Trânsito é alterado para visita de Joe Biden em Manaus
- Biden é o primeiro presidente dos EUA que visita Manaus e a Amazônia
- Confira a agenda do presidente dos EUA, Joe Biden, em Manaus
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.