Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

Luciano Hang ganha título de cidadão amazonense e honraria causa atrito na Aleam

O projeto que homenageia o empresário foi apresentado pelos deputados Fausto Junior (MDB), Delegado Péricles (PSL) e João Luiz (Republicanos)

Luciano Hang ganha título de cidadão amazonense e honraria causa atrito na Aleam

Foto: Divulgação

MANAUS (AM) – Às vésperas de encerrar os trabalhos legislativos, os deputados estaduais se empenharam em aprovar diversas homenagens que devem ser realizadas no ano que vem, entre elas a entrega de títulos de cidadão amazonense ao empresário bolsonarista Luciano Hang. A homenagem, segundo alguns parlamentares fere os princípios da honraria, sendo inconstitucional no regimento da casa legislativa.

Durante a votação desta quarta-feira (15), os deputados estaduais aprovaram três Projetos de Lei (PL) que concedem títulos de cidadão amazonense a figuras públicas. Porém, mesmo que em uma das cláusulas da honraria exija que o homenageado resida ou tenha residido no Amazonas, os deputados estaduais concederam o privilegio a figuras que não cumpre esse requisito.

Leia mais: Líder de Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra entrega cargo após derrota no TCU

Este foi o caso do empresário bolsonarista, Luciano Hang que deverá receber o Título de Cidadão do Amazonas no próximo ano. O projeto que homenageia o empresário foi apresentado pelos deputados Fausto Junior (MDB), Delegado Péricles (PSL) e João Luiz (Republicanos).

Na mesma linha, Fausto e Péricles concederam a honraria ao senador de Rondônia Marcos Rogério e o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner de Campos Rosário.

O deputado estadual Serafim Correa (PSB) e Sinésio Campos votaram contra os projetos uma vez que as figuras fazem parte da base governista do presidente Jair Bolsonaro. Na tentativa de não prejudicar a pauta, Fausto usou a tribuna para defender as propostas.

Foto: Reprodução

“Vamos deixar de lado as questões ideológicas e olhar de modo individual. Todas as figuras contribuíram muito para o estado do Amazonas. O ministro Wagner foi o responsável por investigar desvios de recurso durante a pandemia no Estado, o senador Rogerio lutou pelo Amazonas na CPI da Pandemia no senado e o empresário Luciano Hang destinou mais de R$ 1 milhão em cilindros de oxigênio na crise do Estado. Vamos olhar os projetos por essas benfeitorias”, defendeu.

Mesmo assim, a defesa de Fausto não foi suficiente e as propostas geraram troca de farpas entre Sinésio Campos e o líder do governo, Felipe Souza (Patriota). Isso porque Souza relembrou que a mesma honraria foi concedida ao ex-presidente, Lula da Silva e se referiu ao político como ex-presidiário.

Porém, mesmo com o desgaste no plenário, as pautas foram aprovadas pela maioria dos deputados presentes na sessão.

O Título de Cidadão do Amazonas faz parte das diversas honrarias concedidas pela Aleam. A homenagem é concedida a pessoas que de forma direta e pessoal tenham prestado serviços ao Estado e ao povo do Amazonas.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter