Manaus, 2 de julho de 2024
×
Manaus, 2 de julho de 2024

Política

Lula demite Jean Paul Prates do comando da Petrobras

Magda Chambriard, ex-diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) durante o governo de Dilma Rousseff, assume a vaga.

Lula demite Jean Paul Prates do comando da Petrobras

(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Brasília (DF) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exonerou nesta terça-feira (14), o ex-senador Jean Paul Prates do comando da Petrobras. Quem vai assumir a vaga é a ex-diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) durante o governo de Dilma Rousseff, Magda Chambriard.

Jean Paul Prates ficou à frente da estatal desde janeiro de 2023. A demissão de Prates acontece um dia após a divulgação do balanço da companhia. A estatal fechou o primeiro trimestre de 2024 com lucro líquido de R$ 23,7 bilhões, 37,9% a menos do que há um ano, e 23,7% inferior ao registrado no trimestre imediatamente anterior.

O presidente Lula deve justificar a demissão de Prates pela “demora de entrega de promessas”. A demissão foi anunciada durante uma reunião no Palácio do Planalto em que estavam, além de Prates, os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e da Casa Civil, Rui Costa.

Prates, segundo o blog do jornalista Valdo Cruz, no g1, enviou uma mensagem a funcionários da Petrobras na qual confirma a decisão de Lula.

Confira:

 

Queridos amigos.

O presidente pediu meu cargo de volta agora há pouco. Deve nomear Magda. Amanhã conversaremos melhor. Danilo ficou tratando dos trâmites imediatos.

Minha missão foi precocemente abreviada na presença regozijada de Alexandre Silveira e Rui Costa. Não creio que haja chance de reconsideração. Vão anunciar daqui a pouco.

Só me resta agradecer a vcs e torcer que consigam ficar ou se reposicionar. Contém comigo no que eu puder fazer.

JPP.

LEIA MAIS: