Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cidades

Mais de 1 tonelada de carne vencida é apreendida em Manaus

Na ação, foi constatado que todas as peças de quarto de boi, tanto as colocadas à venda quanto as acondicionadas no frigorífico, estavam com a validade vencida

Mais de 1 tonelada de carne vencida é apreendida em Manaus

Foto: Divulgação

Manaus/AM – O total de 1,6 tonelada de carne bovina foi apreendido em um supermercado na zona Centro-Sul de Manaus, em razão de a mercadoria estar com o prazo de validade vencido. De acordo com a Vigilância Sanitária (Visa Manaus) as carnes apreendidas eram em peças de quarto de boi. O estabelecimento foi autuado e irá responder a Processo Administrativo Sanitário pela infração.

A inspeção nos pontos de venda de carne e o frigorífico do estabelecimento foi provocada por denúncia feita à Ouvidoria do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O denunciante informou sobre a compra de uma peça desse tipo de carne, com mau odor, no supermercado. Em razão disso, os fiscais da Gerência de Vigilância de Produtos (GVPRO) foram ao local para averiguar.

Leia mais: Mais uma carreta tomba em Manaus evidenciando falta de fiscalização; veja vídeo

Na ação, foi constatado que todas as peças de quarto de boi, tanto as colocadas à venda quanto as acondicionadas no frigorífico, estavam com a validade vencida, totalizando 1,6 tonelada do produto. Por essa ocorrência, foi lavrado um Auto de Infração e um Auto de Apreensão e Inutilização da carne, que foi doada para o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), por estar apta ao consumo dos animais no zoológico do local. 

Agora o estabelecimento deverá apresentar defesa para explicar a oferta de carne vencida à população, e dependendo do resultado do processo administrativo, terá de pagar uma multa entre 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), cujo valor unitário atual é de R$ 114,61.

(*) Com informações da assessoria

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter