Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cidades

Mais de 2 mil toneladas de lixo já foram removidas dos igarapés de Manaus neste ano

Mais de 2 mil toneladas de lixo já foram removidas dos igarapés de Manaus neste ano

Mais de 140 quilômetros em extensão de rios, igarapés e córregos já receberam os serviços de limpeza. (Foto: Divulgação/ Semulsp)

Mais de 140 quilômetros em extensão de rios, igarapés e córregos já receberam os serviços de limpeza efetuados pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), de janeiro a maio deste ano. Nesse período, um total de 2.225 toneladas de resíduos foram retirados de dentro das águas.

Nesses primeiros meses do ano, quando é época de chuvas na Região, a prioridade foi manter os rios limpos para diminuir o risco de alagamentos. 

Mais de cem serviços de limpeza foram realizados nesse período em igarapés, com média de 20 toneladas de lixo retirado por dia, a um custo de R$ 970.410 por mês. No total, mais de cem trabalhadores atuam nesse serviço em diversas áreas da cidade.

Para o secretário da Semulsp, Paulo Farias, o volume de lixo dentro dos igarapés ainda é alto, mesmo com os serviços de limpeza realizados na cidade. “Qualquer lixo jogado nas ruas ou acumulado em áreas irregulares, na primeira chuva, vai diretamente para os bueiros ou igarapés da cidade. Isso é prejudicial, não apenas aos moradores das proximidades desses locais, mas para todos os habitantes da cidade”, comentou.

Nesta terça-feira (30), aproximadamente 80 trabalhadores executam o serviço nos igarapés do Franco (Avenida Brasil, zona Oeste), Parque Bittencourt (Praça 14, zona Sul) e Prosamim 13 de Maio (Colônia Oliveira Machado, zona Leste).

 Fonte: Semcom