Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Cidades

Mais de 700 mil pessoas no AM foram vítimas de crimes digitais

Esse número representa cerca de 25% da população do estado, tornando o Amazonas o segundo estado com o menor índice de crimes digitais na região Norte.

Mais de 700 mil pessoas no AM foram vítimas de crimes digitais

(Foto: Reprodução/Freepik)

Manaus (AM) – Um relatório do Instituto DataSenado revela que mais de 700 mil pessoas no Amazonas foram vítimas de crimes digitais em 2024, como clonagem de cartões, fraudes on-line e invasão de contas bancárias.

Esse número representa cerca de 25% da população do estado, tornando o Amazonas o segundo estado com o menor índice de crimes digitais na Região Norte, ficando atrás apenas do Pará, que registrou prejuízos de R$ 1,6 milhão, conforme a imagem abaixo:

(Foto: Reprodução/DataSenado)

Entre as vítimas está a amazonense Eliane Garcia, de 43 anos, que passou por uma tentativa de golpe envolvendo a clonagem de seu cartão. Ela relatou ter recebido uma notificação de uma compra de passagens aéreas que não reconhecia.

“Chegou uma notificação no meu celular sobre a compra de passagens aéreas feita on-line, mas a transação foi negada. Imediatamente bloqueei o cartão pelo aplicativo. Eles conseguiram passar uma pequena quantia, mas, ao tentar uma compra maior, o cartão já estava bloqueado”, explicou Garcia. Casos como o de Eliane se tornaram cada vez mais comuns, especialmente com o aumento das compras on-line.

A universitária Eduarda Bentes, de 22 anos, também foi alvo de uma tentativa de golpe após fazer uma compra em um aplicativo de vendas.

“Primeiro, houve uma tentativa de compra e eu tive que ligar para o banco para estornar o valor e bloquear meu cartão. Depois, recebi um novo cartão”, relatou Eduarda.

O crescimento dos crimes digitais no Amazonas reflete a vulnerabilidade dos consumidores diante da crescente digitalização das transações financeiras, exigindo medidas preventivas e atenção redobrada por parte dos usuários e instituições financeiras.

No último ano, 24% dos brasileiros relataram ter perdido dinheiro devido a crimes cibernéticos. Embora não haja um perfil específico para as vítimas, destaca-se que os menores índices de declaração de perdas financeiras por golpes digitais foram registrados no Ceará (17%) e no Piauí (18%).

LEIA MAIS: