Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cidades

Mais quatro policiais da Rocam são presos por envolvimento em chacina na AM-010

Um dos policiais presos durante a 'Operação Cerco Fechado', do Ministério Público do Amazonas, é oficial de alta patente

Mais quatro policiais da Rocam são presos por envolvimento em chacina na AM-010

Crime deixou quatro mortos (Foto: Divulgação/Redes Sociais)

MANAUS – Mais quatro policiais militares da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) – sendo um oficial de patente não revelada – foram presos na manhã desta sexta-feira (17) em Manaus.

A “Operação Cerco Fechado”, deflagrada pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM), mirou em suspeitos de participação na chacina que deixou quatro mortos na AM-010.

Em dezembro do ano passado, 12 policiais já haviam sido presos pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) por suspeita de envolvimento no crime.

A operação desta sexta teve o apoio da PC e cumpriu quatro mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão. Conforme o promotor de Justiça, Armando Gurgel, três prisões foram realizadas na casa dos suspeitos, e uma delas em uma unidade policial, pois o alvo estava em serviço.

“A natureza das prisões é preventiva, portanto, que não tem prazo certo, fechado, apesar também de não ser uma condenação. O Ministério Público entende que elas deveriam ser alvo dessas medidas que foram concedidas por um colegiado de cinco juízes da central de inquéritos policiais”, frisou o promotor.

O promotor de Justiça não revelou quais os objetos foram apreendidos durante a operação, pois as investigações prosseguem em caráter sigiloso.

Questionado sobre a possibilidade de o crime ter sido cometido por “policiais justiceiros”, Armando Gurgel afirmou que não acredita que os assassinatos tenham sido cometidos apenas “para fazer justiça.” O promotor apontou que deve haver outras motivações para o crime.

“É muito difícil você acreditar naquela história, que é muito comum em filmes, do policial que “ah, não, eu vou ali matar o bandido só porque ele é bandido, porque eu quero justiça”. Eu desconheço na vida real um fato desse que não esteja ligado a uma motivação paralela”, disse o promotor.

Relembre o crime

Em 21 de dezembro de 2022, os corpos de quatros pessoas foram encontrados dentro de um carro modelo Onix branco, na quarta-feira (21), no ramal Água Branca, na rodovia AM-010, zona rural de Manaus. As vítimas estavam encapuzadas e amarradas.

Segundo informações da Polícia Militar, um morador da região encontrou os corpos no carro e chamou a polícia. O fato aconteceu na altura do quilômetro 32 próximo das cidades de Rio Preto da Eva e Itacoatiara.

Policias são suspeitos

Os agentes da Rocam começaram a ser suspeitos após a divulgação de um vídeo que mostra a abordagem policial – fora dos padrões da PM – no carro das vítimas, na noite anterior ao crime. Após a divulgação das imagens, veio a confirmação do afastamento dos agentes.

LEIA MAIS: